Dados do Trabalho
Título
PERITONITE ATIPICA POR CORYNEBACTERIUM COYLEAE EM PACIENTE EM CAPD: UM RELATO DE CASO
Apresentação do Caso
Paciente masculino, 57 anos, com história de DRC secundária a DRPAD. Vinha em hemodiálise há 10 anos, migrando para DP em fevereiro/22, por falência de acesso vascular. Paciente necessitou de nefrectomia em abril/21, evoluiu com hérnia incisional e precisou de correção da mesma, realizada abordagem em agosto/22. Em dezembro/22 iniciou quadro de dor abdominal, vômitos e hiporexia. Ao exame físico apresentava distensão abdominal e dor a palpação de FID e drenagem de líquido peritoneal turvo. Diante da queda de estado geral, optado por internamento hospitalar. Citologia do líquido peritoneal da admissão 363 células, com 20% mononucleares e 80% polimorfonucleares. Iniciado tratamento empírico com cefazolina e ceftazidima. Citologia controle após 48h com 167 células, 50% mononucleares e 50% polimorfonucleares. A cultura do líquido peritoneal foi positiva para Corynebacterium coyleae. Modificado esquema antimicrobiano para Eritromicina, o qual foi mantido durante 14 dias, em associação com fluconazol profilático.
Discussão
A Corynebacterium species é um tipo de bacilo gram positivo, comumente encontrada na flora natural de pele. A C. coyleae foi isolada pela primeira vez em 1997 por Funke et al e tem sido cada vez mais identificado, provavelmente devido à evolução dos métodos diagnósticos. Muitos trabalhos relatam dificuldade de diferir entre contaminação ou infecção, e registro de episódios de resistência, de forma que espécies com relevância clinica requerem testes de sensibilidade antimicrobiana. De acordo com o ISPD, a peritonite por Corynebacterium deve ser tratada por 14 dias, de forma que estender o tratamento não mostrou benefício adicional, porém a remoção precoce do cateter, em ausência de resposta clinica na primeira semana, são determinantes no prognostico.
Comentários Finais
Este, até onde sabemos, é o primeiro caso relatado de peritonite em DP causada por Corynebacterium coyleae. A apresentação clinica não difere da peritonite por outros agentes. No entanto, ressaltamos a importância do diagnóstico etiológico, que é fundamental para orientar terapêutica e manutenção do paciente no tratamento.
Área
Diálise
Instituições
Hospital Ana Nery - Bahia - Brasil
Autores
Naiara Rodrigues dos Santos, Maria Gabriela Motta Guimarães, Tassila de Oliveira Carneiro, Felipe Costa Neves, Fernanda Pinheiro Martin Tapioca, Luiz Carlos Passos