Dados do Trabalho
Título
O DESENVOLVIMENTO DE NEFROCALCINOSE E LITIASE RENAL ASSOCIADO AO USO DO COMPLEXO VITAMINICO VETERINARIO A.D.E POR ATLETA DE MUSCULAÇAO: UM RELATO DE CASO
Apresentação do Caso
Homem, 23 anos, atleta de musculação, iniciou quadro de náusea, vômitos persistentes, cefaleia, dor epigástrica e em flanco esquerdo de forte intensidade. Na anamnese, relatou 2 episódios de litíase renal no último ano, ambos resolvidos após atendimento em UBS, com tratamento clínico e expulsão do cálculo. Além disso, negou o uso de AINEs, anabolizantes ou de qualquer suplementação. Após admissão, exames laboratoriais evidenciaram Cr: 8,2 mg/dl, U:200 mg/dl, Ca total: 13,8 mg/dl e PTH: 6,2 pg/ml. EAS com proteinúria (+), hematúria (+), leucocitúria e cristais de oxalato de cálcio. Realizou-se TC com contraste, observando imagens sugestivas de pancreatopatia, nefrocalcinose medular bilateral e nefrolitíase à esquerda. Durante internação, a biópsia renal revelou numerosos focos de calcificação, atrofia tubular e fibrose intersticial. Perante a gravidade do quadro, ao questionado novamente, paciente relatou fazer uso semanal do complexo vitamínico A.D.E (7.000.000 UI de vitamina D /100mL) há 8 meses. Efetuou-se tratamento com hemodiálise (4 sessões), hidratação vigorosa, terapia anti-hipertensiva, prednisona e furosemida, apresentando melhora do quadro.
Discussão
Atletas podem desenvolver injúria renal aguda (IRA) decorrente de fatores bem conhecidos, como rabdomiólise e uso de AINEs, etiologias descartadas no caso descrito. Nesse contexto, o A.D.E (Synthol) é um suplemento veterinário de baixo custo composto por altas doses de vitaminas A, D e E, sendo utilizado por atletas de musculação, com o intuito de promover o edema do tecido muscular local. No relato, a administração exógena excessiva de vitamina D induziu ao aumento da absorção intestinal de cálcio. Tal elevação do cálcio sérico, gera sintomas indutores de hipovolemia e vasoconstrição renal direta, o que descreve parte relevante da patogênese da IRA. Além disso, o quadro de hipercalcemia e hipercalciúria conduz à deposição de cálcio no parênquima renal, o que pode, eventualmente, gerar litíase renal e nefrocalcinose medular, processos que podem predispor ao desenvolvimento de doença renal crônica.
Comentários Finais
O relato reforça a importância de uma análise clínica abrangente na presença de disfunção renal em atletas de musculação. Apesar de pouca descrição na literatura, a IRA é uma complicação alarmante do uso excessivo dessa classe de suplemento vitamínico para fins estéticos, portanto, deve alertar o profissional de saúde para tal fator etiológico.
Área
Nefrologia Clínica
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil
Autores
Manuela Gondim Lima Oliveira, Raoni de Oliveira Domingues da Silva, Laura Pinheiro Correia, Ettore Carvalho Lopes Cezar , Davi Magalhães Muniz, Yago Sucupira Amaral