Dados do Trabalho
Título
ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL AOS PACIENTES EM TRATAMENTO CONSERVADOR NO HOSPITAL UNIVERSITARIO
Apresentação do Caso
Apresenta-se o trabalho multiprofissional desenvolvido pela equipe de saúde no ambulatório multiprofissional da Unidade do Sistema Urinário, de um hospital universitário no nordeste do Brasil. A equipe é composta por assistente social, enfermeiro, médico nefrologista, nutricionista e psicólogo .Obedecendo, dessa forma, a regulamentação do Ministério da Saúde (Portaria nº389/2014) que trata, dentre outras exigências, da obrigatoriedade desses profissionais.
Discussão
O conceito de saúde que se tem como referência baseia-se na Política Nacional de Humanização e na clínica ampliada em saúde que consiste na realização de práticas de cuidado levando em consideração além dos aspectos físicos, a história de vida das/os pacientes e suas necessidades em saúde de um modo mais abrangente com o intuito de fortalecer os vínculos entre pacientes e equipe de saúde. O atendimento no ambulatório multiprofissional é composto por um fluxo que se inicia com encaminhamento do médico nefrologista identificando a necessidade do paciente em suas condições clínicas (estágio 4 da doença renal), assim como,
outros determinantes em saúde que podem comprometer a efetividade de seu tratamento. Identificada as questões de grande interferência para o cuidado em saúde, acontece o encaminhamento a equipe para o ambulatório multiprofissional. O atendimento contempla uma entrevista, através de um questionário semiestruturado que, além de fomentar o acolhimento a/ao paciente e familiar, possibilita orientações, esclarecimentos, assim como, identificação da rede de apoio, histórico do adoecimento, tratamentos de saúde, desde a atenção básica até a média ou alta complexidade. É previsto ainda o retorno ao ambulatório multiprofissional após seis meses para seguir acompanhamento.
Comentários Finais
O ambulatório multiprofissional desenvolve suas atividades desde de 2014. Nesse ambiente o paciente recebe orientações dos profissionais (vacinação, dieta, serviços socioassistenciais e apoio psicológico dentre outros) , que tem como finalidade a possibilidade de retardar o inicio do tratamento dialítico além de instruí-lo para as diversas modalidades das terapias substitutivas renais existentes. Assim, o paciente tem a oportunidade de receber informações que poderão retardar a progressão da doença renal crônica.
Área
Multidisciplinar
Instituições
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - Alagoas - Brasil
Autores
Wanda Tenório Barros Passos Alves, Júnia Costa Vaz Almeida, Francinese Raquel Vieira Silva, Ellysia Karine Nunes Mendonça, Erika Patricia Rodrigues Melo