Dados do Trabalho
Título
SINDROME NEFRITICA AGUDA RAPIDAMENTE PROGRESSIVA EM CRIANÇAS DE ATE 14 ANOS NO BRASIL: UMA ANALISE EPIDEMIOLOGICA DE 2010 A 2020.
Resumo
Síndrome nefrítica aguda rapidamente progressiva é uma das formas mais agressivas de glomerulonefrites. Seu quadro clínico inclui hematúria, proteinúria, edema e hipertensão arterial sistêmica. Geralmente, a etiologia é desconhecida e o diagnóstico é clínico. A biópsia renal é realizada no intuito de conhecer a classificação imunológica que guia a escolha do tratamento, o qual tem como base a corticoterapia, dieta hipossódica e sintomáticos (diuréticos e anti-hipertensivos), mas pode incluir plasmaférese, anticoagulantes e imunossupressão. Apesar de ser rara em crianças e apresentar alta taxa de sobrevida, uma porcentagem significativa de pacientes progride para doença renal crônica, que eventualmente requer terapia de substituição com diálise e transplante renal.
Área
Nefrologia Pediátrica
Instituições
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Ceará - Brasil
Autores
Vanessa Abreu da Rocha, Ana Clara Silva Lima, Carlos Eduardo Santiago Vasconcelos, Ivina Maria Araújo e Silva, Ana Leticia Teixeira de Oliveira, Geraldo Bezerra da Silva Junior