1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

NEFRECTOMIA TOTAL COM MARGENS CIRURGICAS NO TRATAMENTO DO CARCINOMA DE CELULAS RENAIS CLARAS (CCRC): UM RELATO DE CASO.

Apresentação do Caso

Paciente do sexo masculino, 61 anos, referindo 2 episódios de hematúria franca com coágulos há, aproximadamente, 30 dias, evoluindo com dor na região lombar direita em 2 semanas. Ao exame: estado geral bom, afebril, anictérico, acianótico, hidratado, normocorado e eupneico. Abdome: massa palpável em HCD. RHA +. ACP: Fisiológico. Hábitos: tabagismo importante (2 carteiras por dia há 40 anos).

Discussão

O carcinoma de células renais (CCR) é o câncer de rim mais comum, sendo responsável por, 85-90% de todos os casos de neoplasias renais. Diante disso e do quadro característico - com dois sintomas da tríade clássica do CCR, hematúria e massa abdominal palpável -, foi realizada uma Tomografia Computadorizada de vias urinárias com fins diagnósticos, a qual mostrou lesão expansiva no rim direito com aparente envolvimento de glândula supra renal homolateral. A nefrectomia total foi realizada com sucesso, não havendo complicações no intra-operatório.. Após a cirurgia, foi prescrito para o paciente: Ceftriaxona, Nausedron, Soros fisiológico e glicosado, Pantoprazol, Cetoprofeno e Tramadol. Ele evoluiu bem, sem queixas adicionais, com melhora da dor e diminuição da hematúria. No relatório patológico da biópsia pós operatória, foi relatado o carcinoma de células renais claras no rim direito, com característica maligna, nodular, com proliferação de células poligonais volumosas. O produto da cirurgia pesava 745 g, onde a maior dimensão do tumor era de 11,0 cm. Acerca do estadiamento patológico, a margem ureteral estava livre de lesão e a glândula adrenal exibiu nódulo representativo de adenoma cortical. Além disso, tanto o hilo renal quanto as margens vasculares foram positivos para malignidade, com estadiamento T3NxM0.

Comentários Finais

A ausência de sintomas ou a presença de sintomas tardios torna o diagnóstico do carcinoma de células renais claras difícil e desafiador aos profissionais de saúde, o que implica, diretamente, no prognóstico do paciente. Por isso, o diagnóstico precoce e acurado é primordial para um tratamento eficaz e um prognóstico favorável. Diante da dificuldade, é necessário seguir medidas que possibilitem o não desenvolvimento desse tipo de neoplasia, sendo evitar o tabagismo e reduzir a obesidade as formas mais eficazes evidenciadas. Porém, recentes estudos apontam que a mudança no estilo de vida, com exercícios regulares, consumo de frutas e verduras e a moderada ingestão de bebidas alcoólicas podem, também, ter um papel positivo na prevenção do CCR.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Centro Universitário Uninta - Ceará - Brasil

Autores

Amanda Cavalcante, Beatriz Domingues, Raigor Mesquita, Thales Martins, Letícia Oliveira, Luis Solon