Dados do Trabalho
Título
GLOMERULOPATIA POR C3: UM RELATO DE CASO
Apresentação do Caso
Feminino, 24 anos, apresentou episódios esporádicos de edema, especialmente em membros inferiores, por aproximadamente um ano. Os sintomas, como astenia, tontura, lombalgia e discreta alopecia, estavam presentes. A paciente tem hipotireoidismo e está em uso de Puran T4 62,5mcg e Enalapril 5mg uma vez ao dia, prescritos para o quadro apresentado. Os exames complementares revelaram hemoglobina de 10,3mg/dL, leucócitos de 4.490, plaquetas de 163.000, ureia de 27mg/dL e creatinina de 0,67mg/dL. A proteinúria de 24 horas foi de 1.478,2mg/24h. As sorologias foram não reagentes para hepatite B, C, HIV e FAN. Complemento normal (C3: 125mg/dL e C4: 43mg/dL). Nos exames de imagem, as ultrassonografias abdominal, renal e de vias urinárias não visualizaram anormalidades. A biópsia renal apresentou matriz e celularidade mesangiais discretamente aumentadas, depósitos de material eosinofílico em arranjo nodular e focos de duplicação de membrana basal. A microscopia de luz foi observada 13 glomérulos com matriz e celularidade mesangiais discretamente aumentados. À imunofluorescência, nota-se marcação mesangial e em alças capilares glomerulares para C3. Achados sugestivos de Glomerulopatia por C3.
Discussão
A glomerulopatia por C3 é uma condição rara, caracterizada pelo acúmulo excessivo de proteína C3 nos glomérulos devido a um desequilíbrio no sistema complemento. Apresenta uma incidência anual de 0,6-3,1 casos/milhões de habitantes. A doença causa inflamação e danos nos rins, resultando em sintomas como hematúria, proteinúria, hipertensão arterial, edema e diminuição da função renal. O diagnóstico é realizado por meio de exames laboratoriais, como análise de urina, exame de sangue para avaliar os níveis de C3, e biópsia renal para confirmar a deposição dessa proteína nos glomérulos. O tratamento tem como objetivo controlar a inflamação, preservar a função renal e gerenciar os sintomas. Inclui o uso de corticoides, agentes imunossupressores e inibidores do complemento, além de medidas de suporte, como controle da pressão arterial e restrição dietética.
Comentários Finais
Descrevemos um raro caso de síndrome nefrítica causada por Glomerulopatia por C3, confirmada através da biópsia renal com microscopia de luz e imunofluorescência.
Área
Doenças Glomerulares
Instituições
HU - UFPI - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - Piauí - Brasil
Autores
THEODORO RODRIGUES NETO, THIAGO DE SOUSA COELHO PORTO, MARIA EDUARDA FARIAS DE CARVALHO, ISABELLA MELO SOARES, LAÍSA ALLEN GOMES DE SOUSA, GINIVALDO VICTOR RIBEIRO DO NASCIMENTO