Dados do Trabalho
Título
RELATO DE EXPERIENCIA - SAUDE DA MULHER: PERCEPÇAO DO ACADEMICO(A) DE ENFERMAGEM FRENTE A CONSULTA DE PRE-NATAL COM ENFASE NA SAUDE RENAL
Apresentação do Caso
A consulta da gestante é um fator primordial para prevenção de diversas complicações maternas e neonatais, tais como :infecções, parto prematuro e abortamento. Dessa forma é relevante lembrar que a insuficiência renal aguda associada á gravidez é mais frequente no primeiro trimestre associada á aborto espontâneo e abortamento séptico(BERNASCONI,2015). Além disso, a consulta da gestante no período do pré-natal demonstra ser um instrumento que facilita a observação clínica da paciente, frente à injúria renal.
Discussão
Durante período de estágio em unidade de atenção primária à saúde no município de Fortaleza - Ceará, foi possível ampliar a visão acadêmica de enfermagem , frente a importância da realização da consulta da gestante enfatizando o contexto de saúde renal para prevenção de agravamentos da saúde da gestante e neonatal, o trabalho tem como objetivo de relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem a partir das práticas realizadas em consultas da gestante em uma unidade primária de saúde do município de Fortaleza- Ceará no período do internato, associados à assistência de enfermagem frente à saúde renal.
Comentários Finais
Durante o período do internato foi possível usar estratégias como escuta qualificada, educação em saúde sobre o tema para proporcionar melhor efetividade sobre o contexto de saúde renal das gestantes. A partir do internato foi observar que a promoção da escuta qualificada, eficácia da consulta da gestante contribuem para prevenção da saúde renal materna , promovendo à saúde e prevenindo agravos à saúde materna e neonato.
Área
Injúria Renal Aguda
Instituições
UNICHRISTUS - Ceará - Brasil
Autores
ANTONIA BRUNA DO NASCIMETNO SOUSA, ANA LAURA BARROSO RODRIGUES, FÁTIMA ALESSANDRA ALVES PIMENTEL, LARISSA ALMEIDA DE VASCONCELOS, ALINE DE SOUZA PEREIRA, MARDÊNIA GOMES FERREIRA VASCONCELOS