1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

COMO IMPLANTAR PLANO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA HEMODIALISE

Apresentação do Caso

O Plano de Segurança do Paciente é o documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para a gestão de risco visando à prevenção e mitigação de incidentes em todas as fases de assistência ao paciente.
A implantação do Plano de Segurança do Paciente deve reduzir a probabilidade de ocorrência de eventos adversos resultantes da exposição aos cuidados em saúde.
Etapas de elaboração do Plano de Segurança do Paciente: 1. Gestão de Risco: aplicação sistemática de procedimentos para identificação, análise, avaliação, tratamento, comunicação e monitoramento dos riscos. 2. Contemplar os eventos adversos, relacionados à farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância.3. Educação continuada: atividades em diferentes momentos e de forma sistemática para os todos os públicos, tendo como foco a manutenção e ampliação da cultura de segurança com conceitos gerais e específicos setoriais na segurança do paciente e gerenciamento de riscos.

Discussão

Etapas de elaboração do Plano de Segurança do Paciente: 1. Gestão de Risco: aplicação sistemática de procedimentos para identificação, análise, avaliação, tratamento, comunicação e monitoramento dos riscos. 2. Contemplar os eventos adversos, relacionados à farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância.3. Educação continuada: atividades em diferentes momentos e de forma sistemática para os todos os públicos, tendo como foco a manutenção e ampliação da cultura de segurança com conceitos gerais e específicos na segurança do paciente e gerenciamento de riscos.
Adotado como escopo de atuação para os eventos associados à assistência à saúde, as Seis Metas da Organização Mundial da Saúde:
Identificar o paciente corretamente; Melhorar a eficácia da comunicação; Assegurar higienização das mãos; Melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Cirurgias segura e Prevenção de quedas.

Comentários Finais

Os riscos e eventos adversos quando não minimizados trazem consequências sociais, econômicas ou materiais para todos. O que se espera com a elaboração e acompanhamento dos resultados do Plano de Segurança do Paciente é a incorporação dos processos de gestão de riscos como prática diária, fazendo com que a cultura de segurança do paciente saia do papel e se torne um dos valores intrínsecos às instituições de saúde.

Área

Diálise

Instituições

Nefrovida - Bahia - Brasil

Autores

Hildete Freitas Silva