1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

LEPTOSPIROSE E INSUFICIENCIA RENAL AGUDA EM UM JOVEM ADULTO ESQUIZOFRENICO: RELATO DE CASO AUTOPSIADO

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 23 anos, agricultor, com diagnóstico prévio de esquizofrenia, apresentou sintomas súbitos de cefaleia intensa, febre alta e mialgia. Foi internado na UTI com perda de consciência e hipossaturação, sendo constatado hepatomegalia, hemorragia alveolar e hiperbilirrubinemia. Foi tratado inicialmente para pneumonia e usou antifúngicos, sem sucesso. Depois, por suspeita de Leptospirose, iniciou-se terapia com Tazocin. Desenvolveu Insuficiência Renal Aguda (IRA) e faleceu 17 dias após a internação. Ao exame externo, apresentava anasarca e icterícia. Necropsia revelou rins de tamanho aumentado, com coágulos intravasculares. Estudo histopatológico mostrou degeneração hidrópica nos túbulos renais, congestão vascular e necrose tubular. Os testes foram reagentes apenas para Leptospirose e Chikungunya. Paciente era tabagista, fazia uso abusivo de álcool, cocaína e maconha, vivia em residência precária e andava descalço. Após reunião com o Comitê Estadual de Investigação de Óbitos, concluiu-se que o óbito ocorreu por púrpura febril séptica em virtude da Leptospirose.

Discussão

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, transmitida por animais hospedeiros contaminados. No Brasil, ela tem notificação obrigatória. O diagnóstico é complexo devido à similaridade com outras doenças, mas técnicas sorológicas e PCR são usadas na identificação. O tratamento inclui antibioticoterapia, e varia de acordo com o estágio da doença. A leptospirose apresenta manifestações clínicas desde uma doença febril leve a uma condição grave associada à disfunção de múltiplos órgãos. A Síndrome de Weil é uma manifestação grave caracterizada por icterícia, insuficiência renal e hemorragia. A insuficiência renal aguda (IRA) causada pela doença possui peculiaridades, como a hipocalemia. A icterícia também está presente nas formas graves. No caso apresentado, o paciente apresentou hepatomegalia, hiperbilirrubinemia, hemorragia alveolar e desenvolveu IRA, indicando a forma grave e rara da leptospirose. Os exames de necropsia confirmaram os achados clínicos. Embora o diagnóstico e o curso clínico do paciente tenham sido limitados, todos os achados indicam que a Leptospirose foi a principal causa da insuficiência renal aguda.

Comentários Finais

A leptospirose geralmente afeta populações desfavorecidas. Condições insalubres, falta de saneamento e diagnóstico tardio contribuem para pior prognóstico. O rastreio e a identificação dos fatores de risco são essenciais para a prevenção e o manejo.

Área

Injúria Renal Aguda

Instituições

UFCA - CAMPUS BARBALHA - Ceará - Brasil

Autores

JORDANNIA OLIVEIRA FERNANDES, GIOVANNA LUZ MONTEIRO, INGRID ARAGÃO CAVALCANTE, JOEL BOEACHT de MORAIS JUNIOR, HEVILA MARIA GARCIA LEITE