1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

HIPERCALCEMIA CRONICA MEDIADA POR GRANULOMA DECORRENTE DE INJEÇAO DE SILICONE INDUSTRIAL

Apresentação do Caso

Paciente mulher transgênero, 35 anos, internação hospitalar em março/23 para realizar cranioplastia por herniação encefálica secundária a TCE por agressão física no ano de 2019. Apresentava disfunção renal importante à admissão. Antecedentes de abuso de AINES por cefaleia e ITU em 2020 - urocultura da ocasião isolou Proteus Mirabilis, bem como já havia injetado silicone industrial em mamas, glúteos, quadril e MMII há 10 anos. Negava medicações de uso contínuo, anabolizantes e injeção de Vit D. À internação, os exames mostraram Cr 5.3, Ur 95, K 3.8, Na 139, Cl 113, BIC 13, Cai 1.54, Ca 11, Alb 3.3, PTH < 3, VIT D 18, P 5.8, FA 168, SU DU 1008, pH 6.5, PTN traços, 5 hem/campo, leuco numerosos e bact ausentes.Sorologias p/ HIV, vírus B e C negativas. Eletroforese PTN séricas sem evidência de gamopatia monoclonal. À TC, múltiplos cálculos renais coraliformes bilaterais. À Cintilografia Renal, a função tubular relativa do rim E foi 28,8% e, do rim D, 71,2%, função glomerular deprimida em grau acentuado a E e em grau moderado a D. Dessa forma, realizada Nefrolitotripsia percutânea a E, aposição de Duplo J e nefrostomia a D. Para elucidação diagnóstica da hipercalcemia, a biópsia de pele mostrou reação granulomatosa tipo corpo estranho associado a material exógeno siliconomatoso.

Discussão

O hiperparatireoidismo e a hipercalcemia da malignidade correspondem a mais de 90% dos casos de hipercalcemia. Contudo, a paciente em questão apresentava PTH supresso. Outra opção diagnóstica seriam as doenças infecciosas granulomatosas, como histoplasmose, tuberculose e hanseníase, bem como as não-infecciosas granulomatosas, como sarcoidose, granuloma eosinofílico e granulomatose de Wegener. O uso de medicações associadas a hipercalcemia e intoxicação por vitamina D foram sugeridos, contudo paciente negava uso. No caso, o PTH e a Vit D eram baixos, sendo fechado diagnóstico de hipercalcemia mediada por granuloma por silicone após a biópsia de pele. O mecanismo associado é o aumento da expressão da enzima 1 alfa-hidroxilase pelo granuloma, o que gera maior conversão de 25-hidroxivitamina D em 1,25-dihidroxivitamina D e consequente absorção intestinal aumentada de cálcio..

Comentários Finais

A hipercalcemia associada ao granuloma induzido por silicone é uma condição rara, sendo necessário excluir outras causas mais prováveis. Após diagnóstico, foi realizada corticoterapia por 3 semanas, com boa resposta. Paciente de alta hospitalar com Cr basal de 3mg/dL e sem necessidade de diálise.

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil

Autores

Tattieri Alenninne Cardoso Barros, Anaiara Lucena Queiroz, Sonia Leite da Silva