1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

TRAZENDO CUIDADO E DIGNIDADE: A LIGA DE NEFROLOGIA DA UFC E O LAR TRES IRMAS UNIDOS NA PROMOÇAO DA SAUDE DOS IDOSOS VULNERAVEIS

Introdução

O Lar Três Irmãs é uma instituição que oferece serviços de cuidados a idosos que enfrentam situações de abandono ou cujas famílias não possuem condições para prover os cuidados necessários. Esses serviços prestados são essenciais, uma vez que todos os idosos residentes dessa instituição possuem algum grau de dependência e vulnerabilidade. Nesse contexto, a Liga de Nefrologia da UFC desempenha um papel fundamental ao capacitar os serviços prestados por essa casa de cuidados, se envolver em atividades de ativismo comunitário e a conscientização da saúde dos rins.

Objetivos do projeto

Melhorar a qualidade de vida e promover a saúde renal dos idosos do Lar Três Irmãs, com o fito de garantir um cuidado abrangente e personalizado, prevenindo complicações e promovendo o bem-estar desses indivíduos vulneráveis.

Metodologia utlizada

O atendimento realizado pelos membros da Liga de Nefrologia foi dividido em dois momentos: durante e após o isolamento social implementado na pandemia do COVID-19. Durante o isolamento, foram enviados panfletos educativos com temas do Guia Prático do Cuidador do Ministério da Saúde (engasgo, diarreia, hipoglicemia, quedas, convulsões, delirium, úlceras de pressão, desidratação e convulsão). No retorno presencial, a Liga de Nefrologia ofereceu capacitações aos cuidadores sobre intercorrências em idosos. Também foram coletados dados clínicos da comunidade senil, por meio de entrevistas com os cuidadores e exames físicos com os idosos, incluindo pressão arterial e glicemia. Foi enviado, posteriormente, um formulário de avaliação aos cuidadores com perguntas sobre o impacto das atividades da Liga, sendo “nota 1” a mais baixa e “nota 5” a mais alta.

Resultados alcançados

Foram 30 idosos avaliados, apresentando média de idade de 78,7 anos. Quanto ao grau de dependência dessa população, 19 (63,3%) tinham grau I, 6 (20%) grau II e 5 (16,6%) grau III. Dentre as comorbidades mais prevalentes, 11 (36,6%) tinham Alzheimer ou Parkinson, 9 (30%) tinham Hipertensão e 8 (26,6%) Diabetes. Foi observado que 50% dos idosos faziam uso de polifarmácia grande (>5 fármacos). Ao realizar o exame físico, foi obtido uma glicemia média de 120,5 mg/dl. Em relação à pressão arterial, a média da pressão sistólica foi de 123,63 mmHg, enquanto a média da pressão diastólica foi de 66,36 mmHg. Foram 20 cuidadores capacitados. Em relação ao formulário de avaliação, foi visto que 77,8% deram “nota 5” para a clareza das informações trazidas nas capacitações e informativos apresentados, 88,9% deram “nota 5” para a importância dos conteúdos abordados na sua rotina como cuidador no lar e 88,9% deram “nota 5” para a utilidade dos temas ensinados na melhoria das suas atividades no lar. Opiniões como “aprendizado muito bom” e “continuem com esse trabalho, pois todos os dias é um aprendizado” foram relatadas pelos cuidadores.

Comentários finais / conclusões

As atividades de extensão realizadas pela Liga de Nefrologia da UFC foram preponderantes para o aperfeiçoamento da atenção e do cuidado aos idosos do Lar 3 Irmãs. Ademais, a divulgação de panfletos e a realização de capacitações presenciais foram determinantes para a melhoria da atuação profissional dos cuidadores do local. As opiniões favoráveis dos cuidadores reforçam o impacto positivo da Liga de Nefrologia. Isso demonstra os benefícios sociais alcançados através do engajamento comunitário, sendo fundamental investir nesse tipo de abordagem para garantir uma assistência integral e de qualidade aos idosos que necessitam de cuidados especiais.

Palavras Chave

Lar três irmãs
Liga de Nefrologia da UFC
idosos
cuidadores

Área

Hipertensão Arterial

Autores

João Nilo Carvalho Sobreira, João Victor Monteiro Souza, Camilla Beatriz Marinho Teles, Guilherme Andreazza Machado, Huckell Holanda de Morais Pinho, Pedro Quaranta Alves Cavalcanti, Andrey Freire Appio, Julia Lemos Lima Verde, Marcus Vitor Lima Barreto, Luiz Paulino Gomes Neto, Alefe Islleyker Aguiar Santiago, Gabriel Rotsen Fortes Aguiar, Ádila Luz de Miranda, Gerliano Martins Nogueira, Elizabeth De Francesco Daher