Dados do Trabalho
Título
CORRELAÇÃO ENTRE O USO DE HEPARINA NÃO FRACIONADA E EVENTOS HEMORRÁGICOS PÓS CINEANGIOCORONARIOGRAFIA
introdução e/ou fundamentos
A cineangiocoronariografia consiste em um procedimento invasivo, geralmente realizado com o intuito de obter informações anatômicas e funcionais do coração e de suas artérias, permitindo o diagnóstico de diversas doenças cardíacas e avaliação da sua repercussão. Em relação aos eventos hemorrágicos decorrentes do cateterismo cardíaco, características clínicas têm sido identificadas como preditores independentes de sangramento, como idade avançada, sexo feminino, baixo peso corporal, insuficiência renal crônica e anemia. O uso da heparina não fracionada (HNF) é o tratamento antitrombótico e anticoagulante clássico utilizado desde o início das técnicas percutâneas, sendo eficaz, com resultados de fácil mensuração e de baixo custo, contribuindo positivamente para a relação custo-efetividade.
Objetivos
Avaliar a existência de associação entre o uso de HNF e eventos hemorrágicos de sítio de punção em pacientes pós cineangiocoronariografia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica.
Métodos
Estudo observacional, quantitativo e descritivo, realizado entre dezembro de 2020 a julho de 2021, com uma amostra de 211 pacientes com diagnóstico inicial de Síndrome Coronariana Aguda, em UTI Cardiológica de Fortaleza-CE, com parecer aprovado (CAAE 46440621.1.0000.5534). As análises foram realizadas pelo Software Statistical Packages for the Social Sciences (p<0,05).
Resultados e Conclusões
Da amostra, 10,5% evoluíram com algum evento hemorrágico, sendo 71,4% de hematomas, classificados como leves ou grau I (<05cm). Houve associação significativa (p=0,012) entre o uso de HNF (5.000UI/ml) endovenosa na dose recomendada de 100UI/Kg e a ocorrência de hematomas de sítio de punção pós procedimento hemodinâmico (ODDS Ratio=9,1) principalmente naqueles cuja dosagem foi maior que 10.000UI. 65% das punções arteriais ocorreram pela via radial direita e como desfecho do procedimento 61,4% evoluíram para a realização de angioplastia coronariana com implante de stent farmacológico. Assim sendo, uso de HNF é essencial para o manejo de pacientes submetidos à procedimentos hemodinâmicos invasivos em cardiologia, porém o seu uso está associado à ocorrência de eventos hemorrágicos dos sítios de punção, reforçando a necessidade da avaliação individual e contínua para a segura dosagem e administração a fim de dirimir os riscos inerentes.
Área
Multiprofissional
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
CAROLINE ARAUJO LOPES, FRANCISCO ARIEL SANTOS DA COSTA, VERA LÚCIA MENDES DE PAULA PESSOA, ADRIANA DE MORAES BEZERRA, KARLIENE VIEIRA SILVA, LÍVIA ELEN SILVA LOPES, FRANCISCA LUANA GOMES TEIXEIRA