Dados do Trabalho
Título
Hipertireoidismo levando a insuficiência cardíaca refratária indicando transplante cardíaco: relato de caso.
Introdução
As disfunções tireoidianas são bastante incidentes, sendo o hipertireoidismo uma patologia metabólica com diversas repercussões cardiovasculares como o aumento do volume sanguíneo, arritmias, diminuição da resistência vascular periférica, hipertensão pulmonar e aumento da frequência cardíaca levando a um quadro de disfunção cardíaca progressiva e culminando com insuficiência cardíaca de alto débito, que se caracteriza principalmente pelo seu quadro reversível.
Descrição do caso
Paciente de 42 anos, masculino, internou na unidade de insuficiência cardíaca de hospital terciário referenciado de serviço primário, com diagnóstico prévio de miocardiopatia dilatada de etiologia a esclarecer, e história de um ano de dispneia, emagrecimento a despeito de hiperfagia, diarreia intermitente e palpitações intensa, sem classe funcional NYHA IV. Ecocardiograma (ECO) da origem mostrava fração de ejeção (FE) de 15%, ventrículo esquerdo (VE) medindo 62/57mm e PSAP de 46mmHg. Eletrocardiograma (ECG) mostrava ritmo de fibrilação atrial, sem critérios para sobrecargas ventriculares (vide figura). Iniciada terapia diurética e inotrópica. Após indicado transplante cardíaco devido refratariedade do quadro, foi realizado ultrassom doppler de carótidas como preparo para o transplante, que mostrou tireoide aumentada de tamanho. Foram, então, solicitados TSH e T4 livre, que mostravam supressão do primeiro e valores acima de 100 do segundo. Foi realizado tratamento oral com propiltiouracil e radioiodoterapia. Último ECO, sete anos depois da internação, mostrava FE 58% e VE de 61/42mm, com insuficiência mitral leve a moderada, e PSAP de 20mmHg.
Conclusões
Apenas um pequeno percentual (6%) dos pacientes com hipertireoidismo evolui com insuficiência cardíaca e isso decorre das alterações hemodinâmicas e dos efeitos intracelulares sobre os miócitos cardíacos causados pelos hormônios tireoidianos. É de suma importância, portanto, afastar o hipertireoidismo como causa de insuficiência cardíaca.
Área
Medicina
Instituições
Hospital do Coração de Messejana - Ceará - Brasil
Autores
ISABELA RODRIGUES BRANDAO, Fernanda Brito Sabino Freitas, Antonio Davi Pinto Marinho