41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Atendimento aos pacientes sob cuidados prolongados por enfermidades cardiovasculares: impacto econômico e número de internação nos últimos 5 anos.

introdução e/ou fundamentos

Existe uma preocupação crescente com o impacto econômico das doenças cardiovasculares (DCV) no Brasil e no mundo. O número de hospitalizações por pacientes sob cuidados prolongados por enfermidades cardiovasculares vem aumentando nos últimos anos, podendo esse fato se atribuir ao envelhecimento populacional e melhoria no diagnóstico como pode também ser devido à má adesão terapêutica dos pacientes. O aumento de internações implica, portanto, em um maior impacto econômico.

Objetivos

Avaliar o número de hospitalizações por DCV dos pacientes sob cuidados prolongados e o impacto financeiro no sistema de saúde.

Métodos

Estudo transversal e descritivo do tipo quantitativo, a partir do levantamento de dados secundários obtidos por meio do DATASUS para avaliar o número de hospitalizações por DCV e o impacto econômico no sistema de saúde de março de 2017 a março de 2022.

Resultados e Conclusões

Considerando o período de março de 2017 até março de 2022, foram expedidas 59.981 autorizações de internação hospitalar (AIH) para pacientes sob cuidados prolongados por enfermidades cardiovasculares, sendo aproximadamente, 26% na região nordeste, 63% na região sudeste, 5% na região sul, 4% na região centro-oeste e <1% dessas na região norte. Com relação ao valor gasto no mesmo período, temos um valor total de aproximadamente R$ 135.379.455, sendo 24% desta quantia correspondente à região nordeste, 66% ao sudeste, 5% à região sul, 3% à região centro-oeste e <1% ao norte. Foi permitido avaliar por meio desse estudo um aumento no número de internações hospitalares por DCV para pacientes sob cuidados prolongados e consequentemente, um maior custo financeiro empregado para tal finalidade. Observou-se um impacto econômico mais significativo na região sudeste se comparado às outras regiões do Brasil.

Área

Medicina

Instituições

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

CHRISTIANE MAIA DE FREITAS, SYLTON ARRUDA DE MELO, GABRIELA CUNHA FERNANDES, ISAQUE ALVES DE AZEVEDO, CARLOS EDUARDO FRANÇA DE AQUINO, JOICE RAQUEL URBANO DO NASCIMENTO, LUCAS VERAS RODRIGUES, PEDRO NONATO SILVEIRA COSTA, JULIA FARIA MAIA PEDREIRO