41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM SIMULADOR DE BAIXO CUSTO E UM APLICATIVO PARA O TREINAMENTO DE AUSCULTA DOS SONS CARDÍACOS

introdução e/ou fundamentos

A dificuldade na percepção de sutis achados na ausculta cardíaca é tida como um desafio para a educação médica no cenário da semiologia. Nesse contexto, a simulação surge como uma metodologia de ensino e treinamento da identificação de sons cardíacos fisiológicos e patológicos a partir de repetições sistemáticas, de maneira flexível e sem envolver riscos a pacientes reais. Contudo, os simuladores não são acessíveis para a maioria das instituições de ensino devido seu alto custo, carecendo aos alunos um treino adequado. Portanto, urge a necessidade de construção de simuladores de baixo custo capazes de suprir as necessidades do treino de ausculta cardíaca pelos estudantes em cenários simulados e controlados.

Objetivos

Relatar o desenvolvimento, testes e validação de modelo de simulador de baixo custo com um aplicativo para o treinamento de ausculta dos sons cardíacos.

Métodos

O estudo metodológico foi desenvolvido nas seguintes etapas: Planejamento, construção, testagem, validação do protótipo e análise dos dados.

Resultados e Conclusões

Foi utilizado um manequim de tórax humano com fones de ouvido fixados em pontos referentes aos focos de ausculta cardíaca e conectados a um receptor bluetooth, recebendo o sinal de um dispositivo conectado a ele e com o aplicativo aberto. O valor da construção foi 160,29 reais, bem abaixo dos simuladores com funções semelhantes disponíveis no mercado. O aplicativo foi desenvolvido nas linguagens de programação HTML5, CSS e JavaScript e está disponível para acesso online. A validação da aparência e funcionalidade do simulador utilizou o Modelo de Validação de Fehring com adaptações, contando com a participação de profissionais e especialistas em simulação da área da saúde, em que foram respondidos questionários pré-estabelecidos e quantificados na escala Likert. As variáveis categóricas foram tabuladas e analisadas em frequências relativa e absoluta, e as variáveis escalares analisadas em medidas de tendência central. Os dados coletados foram inseridos em uma planilha do Programa Estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), sendo realizada análise descritiva e inferencial. Conclusão: O treinamento adequado de ausculta cardíaca com simuladores é crucial para a formação médica. Assim, devido aos altos valores de tais equipamentos, a construção de simuladores de baixo custo com funcionalidade semelhante aos disponíveis no mercado visa garantir a democratização do ensino e a formação de médicos mais treinados para identificar os sons cardíacos.

Área

Medicina

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

LUCCA FERDINANDO QUEIROZ FERNANDES, ANA LUIZA BEZERRA DE ARAÚJO, KHÁLIFE WENZEL LIMA SILVA, RÍCIA MEDEIROS PALMEIRA DE ARAÚJO, MARIA CLARA MEDEIROS ARAÚJO, IUGO ALVES DE SOUSA, RENNER CASSIO NUNES DE LUCENA, MATHEUS ARAÚJO DE MEDEIROS, RAIANA CAROL DE MEDEIROS DANTAS, MARIA EDUARDA NOGUEIRA MILHOMEMEM, RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA