Dados do Trabalho
Título
Infecção pelo SARS-CoV-2 como possível gatilho para a cardiomiopatia de Takotsubo
introdução e/ou fundamentos
A síndrome ou cardiomiopatia de Takotsubo (CT) é considerada uma cardiomiopatia reversível, predominante no sexo feminino, caracterizada por disfunção sistólica temporária do ventrículo esquerdo. É uma síndrome induzida por estresse, emocional ou físico, tendo sido associada a infecções respiratórias, como a infecção pelo coronavírus. Estudos demonstraram que o vírus SARS-CoV-2 é capaz de ativar vias que induzem inflamação sistêmica, fibrose miocárdica e desestabilização de placa coronariana existente, sendo possíveis mecanismos de lesão miocárdica, o que poderia ser um gatilho para a ocorrência da CT.
Objetivos
Avaliar correlações entre o estresse físico causado pela infecção pelo SARS-CoV-2 e a ocorrência da síndrome de Takotsubo.
Métodos
Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados “MEDLINE”, utilizando os descritores “takotsubo cardiomyopathy” e “Coronavirus Infections”. Foram incluídos estudos originais e relatos de caso, publicados entre 2020 e 2022, e escritos na língua inglesa.
Resultados e Conclusões
Foram incluídos 13 artigos no presente trabalho. Os estudos demonstraram que a maioria dos pacientes que desenvolveram a CT tinham uma ou múltiplas comorbidades. Os sintomas mais comumente relatados inicialmente foram dispneia, tosse e dor torácica. Os pacientes apresentaram evolução desfavorável do quadro, tendo como principais achados laboratoriais elevação de marcadores inflamatórios, como troponina, interleucina 6, proteína C reativa, ferritina e D-dímero. Com a realização do ecocardiograma, a hipocinesia ou acinesia de alguma porção cardíaca auxiliava no diagnóstico de síndrome de Takotsubo. Possíveis desencadeadores para a CT, relacionados à infecção por SARS-CoV-2, são inflamação sistêmica, tempestade de citocinas, hipóxia profunda com liberação excessiva de catecolaminas, além da entrada, por meio dos receptores da enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), do vírus no miocárdio. De modo geral, de acordo com a evolução dos pacientes, foi possível avaliar que o diagnóstico de síndrome de Takotsubo foi precedido pela piora do quadro clínico, implicando que o estresse físico causado pela infecção predispôs a ocorrência de CT. Portanto, a infecção pelo SARS-CoV-2 parece ser capaz de causar um estresse físico sistêmico que pode ser um importante fator causal para a ocorrência de CT. Todavia, mais estudos são necessários para elucidar o tema.
Área
Medicina
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
FERNANDA INGRID OLIVEIRA RAMOS, GABRIEL BEZERRA PEREIRA, SANDRIELE SANTOS BARBOSA, SAMUEL CAVALCANTE MARINHO, LÍVIA DE ALENCAR TAUMATURGO, BRUNO ARAUJO ROCHA, EDUARDO PEREIRA ILARIO GONÇALVES, MIDIAN CONSTANTINO TEIXEIRA, MARIA FERNANDA LOPES DA SILVA, JOÃO VITERBO SOUTO BARBOSA, EVANDO ELIAS DA COSTA NETO, GISLEI FROTA ARAGÃO