41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA DE TROCA VALVAR EM UM HOSPITAL PARTICULAR

introdução e/ou fundamentos

As doenças valvares são um problema clínico de relevância com taxas significativas de mortalidade e internações de origem cardiovascular no mundo. A sua distribuição apresenta peculiaridades que envolvem sexo, apresentação clínica e evolução. Em pacientes com doenças de grau importante e/ou com sintomatologia, a substituição da valva doente por uma prótese é indicada e promove tratamento da condição.

Objetivos

Avaliar o perfil dos pacientes submetidos à cirurgia de troca de valva aórtica e/ou mitral.

Métodos

Os dados foram coletados dos prontuários de pacientes submetidos à cirurgia de troca de valva no ano de 2021 em um hospital particular no Piauí. Os resultados foram apresentados em média ± desvio padrão e valores absolutos com porcentagem.

Resultados e Conclusões

Um total de 28 prontuários foram analisados, sendo que 16 (57,1%) realizaram a troca de valva aórtica (TVAo) e 13 (46,4%) realizaram a troca de valva mitral (TVMi). Dentre os pacientes de TVAo, a maioria eram homens (62,5%), com idade de 63,8±10,9 anos, massa corpórea de 68,7±12,7 kg, altura de 1,64±0,12 m e fração de ejeção de 58,5±13,1%, sendo que a maioria substituiu a valva doente por uma prótese biológica (68,7%). Já os pacientes de TVMi, a maioria eram mulheres (69,2%), com idade de 50,5±16,9 anos, massa corpórea de 64,8±13,6 kg, altura de 1,59±0,08 m e fração de ejeção de 63,7±7,2%, sendo que a maioria substituiu a valva doente por uma prótese mecânica (53,8%).
Dentre os pacientes analisados, aqueles submetidos à cirurgia de TVAo são compostos mais por homens, com maior idade e menor fração de ejeção, comparado aos pacientes submetidos à cirurgia de TVMi que são compostos predominantemente por mulheres, com menor idade e maior fração de ejeção. Quanto ao material da prótese, a característica também se inverte, enquanto nas cirurgias de TVAo prevalece os dispositivos biológicos, nas cirurgias de TVMi os dispositivos mecânicos são preponderantes. O perfil dos pacientes com valvopatias apresenta peculiaridades que podem refletir na abordagem terapêutica a ser definida.

Área

Medicina

Instituições

Centro Universitário UNINOVAFAPI - Piauí - Brasil, Hospital Santa Maria - Piauí - Brasil

Autores

JOAO VICTOR ALVES OLIVEIRA, Bruna Wendy Capistrano Pinto, Phillip Heron Sousa e Silva Nolêto, Rafaela da Costa Rodrigues, Raimundo Barros Araújo Júnior, Cláudio Mendes Silva, Brenda de Jesus Moraes Lucena