41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Estudo temporal de Infarto Agudo do Miocárdio: Uma análise transversal com abordagem descritiva em metrópole cearense.

introdução e/ou fundamentos

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) apresenta-se como um dos mais preocupantes eventos cardiovasculares que afetam as artérias coronárias, tendo em vista que, no município de Fortaleza, durante o período analisado, ocorreram 9799 internações por IAM, com uma taxa de mortalidade de 11,45%.

Objetivos

Comparar a quantidade de internações por IAM por faixa etária e sexo no município de Fortaleza entre os anos de 2018 e 2021.

Métodos

Estudo de teor descritivo, transversal e observacional, executado por meio de dados adquiridos no SIM/DATASUS e difundidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir dessas informações, foram calculados os percentuais de internações por IAM para cada faixa etária e sexo por ano do período estudado.

Resultados e Conclusões

Resultados:
Em 2018, ocorreram 2387 internações por IAM. Nesse ano, a faixa etária com maior número de internações foi a dos 60 aos 69 anos, com 716 pacientes internados (29,9%). Por outro lado, a faixa etária com menor quantidade de internações foi a dos 10 aos 14, em que não houve nenhum caso notificado (0%). Durante o período analisado, houve um crescimento no número de internações, e, em 2021, foram notificados 2816 casos, demonstrando um aumento de 34,6% em relação a 2018. A faixa dos 60 aos 69 anos permaneceu como representante do maior número de internações, assim como a dos 10 ao 14 continuou como exemplo da menor quantidade. Evidencia-se, ainda, que idades acima dos 40 anos apresentaram-se como as mais vulneráveis ao IAM, visto que, em todos os anos, representaram mais de 96% das internações.
Além disso, observando-se a variável do sexo, é possível interpretar que ocorreram mais internações por IAM de homens em todos os anos do período estudado quando comparadas às mulheres. Dessa forma, totalizam-se 6223 pacientes do sexo masculino internados, representando mais da metade (63,5%) dos casos de IAM de 2018 a 2021.

Conclusões:
Este estudo possibilitou a verificação da faixa etária (60 a 69 anos) e do sexo (masculino) que mais sofreu internações por IAM no município de Fortaleza durante o período analisado. Ademais, tais observações possibilitaram, ainda, a identificação de um aumento no número de casos de IAM, principalmente entre homens acima dos 40 anos, fazendo-se necessária a existência de estudos mais aprofundados acerca das possíveis motivações pelas quais houve esse aumento e essa prevalência no grupo destacado.

Área

Medicina

Autores

LUANA DARC DE MENEZES BRAGA, Andrew Shigueioshi Obara, Antonio Matos de Souza Filho, Geysa Vieira Marinho, Igor Pinheiro Barros, João Pedro Navarro Ribeiro, Kalil gomes Menezes, Maria Adeilana Silva Lima, Mariana Oliveira Veloso, Ricardo Sammuel Moura Lima, Sophia Costa Vasconcelos , Daniel Souza Lima