41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

INSTAGRAM (IG) COMO FONTE DE INFORMAÇÕES SOBRE CIGARROS-ELETRÔNICOS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA

introdução e/ou fundamentos

Cigarros eletrônicos(CE) chegaram com a suposta missão de ajudar a cessação tabágica.Os defensores do CE negam/desconhecem o que CE causam aos usuários.Os solventes em altas temperaturas dão lugar a compostos carbonílicos de baixo peso molecular.Essas substâncias são consideradas citotóxicas e carcinogênicas.Os CE insinuam a segurança e a liberdade das substâncias tóxicas presentes nos cigarros tradicionais.Tal estratégia está em praticamente todas as plataformas,como no Instagram.Tal rede é uma rede social que o usuário compartilha conteúdos.Entre esse conteúdo,está a divulgação de CE.Percebe-se esse novo universo dos CE é quase inexplorado no contexto brasileiro

Objetivos

Objetivo é avaliar as postagens sobre CE disponíveis no IG

Métodos

O desenho do estudo é um delineamento exploratório e descritivo,observacional feito no ambiente virtual das redes sociais públicas no intervalo entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022,buscando os seguintes descritores:#cigarroeletronico,#ecig,#vaper,#jull,#vaperbrasil,#vaperbr,#brvapor,#brvapers.Analisamos as seguintes variáveis:N° de dias da primeira postagem,n° de seguidores,n° de comentários,descrição do conteúdo(redução de danos,review de produtos,indicação de produtos,sorteio de produtos,cessação tabágica,dicas de uso,venda de estilo de vida,venda de produtos,propaganda favorável ao uso do CE,alerta de substância(nicotina),tirar dúvidas dos seguidores,engajamento das redes sociais.Para avaliação do engajamento das redes sociais foi usada a PHLANX.Foram excluídas as contas em língua não portuguesa.Foi realizada estatística descritiva,com o programa SPSS 14

Resultados e Conclusões

Obtivemos que 59(90,8%)perfis não abordavam a redução de danos.Não tocaram em review de produtos 53(81,5%)perfis.42(64,6%)dos 65 perfis analisados não abordavam o indicação de produtos.65 perfis analisados,57(87,7%)não abordavam sorteio de produtos.Cessação tabágica foi abordado em 9(13,8%)dos perfis.Sobre dicas de uso,61 (84,8%)perfis analisados não possuíam esse conteúdo 47(72,3%)perfis possuíam postagens com venda de estilo de vida.49(75,4%)perfis entre os possuíam conteúdo de venda de produtos.Em relação a propaganda favorável ao uso de CE,62 (95,4%)perfis não tinham postagens.Já alerta de substância(nicotina)4(6,2%)perfis tinham alerta.62(95,4%)perfis não tinham conteúdo de tirar dúvidas dos seguidores.As medianas de engajamento,n° de seguidores,n° de contas que segue,dias de vida do 1° post,n° de posts média de curtida/post,média de comentário/post são,44661,1.800,858,280,68,30,1

Área

Medicina

Autores

GABRIELA FONSECA BITTENCOURT, Maristela Sestelo