41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇÕES CARDÍACAS NAS INTOXICAÇÕES POR ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS

introdução e/ou fundamentos

Medicamentos antidepressivos tricíclicos (ADT) são bastante prescritos para tratamento de transtornos depressivos, contudo, altas doses desses fármacos podem resultar em alterações cardiovasculares, tais como taquicardia sinusal, hipotensão, prolongamento do intervalo QT, e arritmias, as quais são a principal causa de mortalidade.

Objetivos

Identificar na literatura os efeitos cardiovasculares causados pela intoxicação por antidepressivos tricíclicos.

Métodos

Consiste em uma revisão de literatura que investigou os efeitos cardiovasculares na intoxicação por antidepressivos tricíclicos. Foram utilizados os descritores DeCS/MeSH “Antidepressive Agents, Tricyclic”, “Poisoning”, e “Cardiotoxicity” intercruzados com o operador booleano “AND”, para a busca nas bases de dados Medline, Lilacs e Science Direct. Os critérios de inclusão foram publicações dos últimos quatro anos, disponíveis na íntegra, nos idiomas alemão, português, inglês e espanhol. Assim, foram selecionados cinco artigos para compor o presente resumo.

Resultados e Conclusões

Os efeitos tóxicos dos ADT podem ser explicados pela sua farmacodinâmica, uma vez que atuam na inibição da recaptação de norepinefrina nos terminais nervosos, no bloqueio adrenérgico direto, nas ações anticolinérgicas e nos efeitos semelhantes à quinidina no miocárdio. A cardiotoxicidade desses fármacos é evidenciada pela hipotensão, causada por bloqueio alfa-adrenérgico, e por achados no ecocardiograma, tais como o prolongamento do intervalo QT, o qual ocorre devido ao atraso na propagação da despolarização e repolarização do miocárdio mediado pela inibição dos canais de sódio, e a taquicardia sinusal, que ocorre devido à inibição da recaptação de norepinefrina e à ação anticolinérgica. A determinação da concentração de ADT no plasma é útil para a avaliação da evolução do quadro, e a evidência qualitativa na urina pode ser usada para descartar outras intoxicações. A alcalinização do plasma com doses em bolus de bicarbonato de sódio a 8,4% é a base do tratamento em pacientes com prolongamento do complexo QRS no ecocardiograma, arritmias ou hipotensão, mesmo na ausência de acidose. Portanto, a avaliação cuidadosa do risco basal de prolongamento do intervalo QT, de taquicardia sinusal e de arritmias deve ser feita pelo médico antes da prescrição de ADT. É de suma importância o reconhecimento dos efeitos cardiotóxicos pelas altas doses desses medicamentos para um diagnóstico precoce e tratamento eficiente dessas complicações graves.

Área

Medicina

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

LUANA SOUZA ARAGAO MONTEIRO, Francisco Adriano Brito Aguiar Júnior, Amanda Colaço Morais Teixeira, Ana Carolina Nogueira Rocha Lima, Joana Alves Carneiro, Gabriella Fidelis de Sá, Caio Pessoa Cruz, Ednardo Ramos de Meneses, João Luis Matos Ribeiro, Márcia Hermínia Pinheiro Borges