41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

A ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA (PERC) NA PROMOÇÃO DA SOBREVIDA DE UMA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

introdução e/ou fundamentos

Cerca de 720 paradas cardiorrespiratórias (PCR) ocorrem todos os dias no Brasil¹. Quando realizadas as técnicas de reanimação cardiorrespiratória (RCP), a taxa de sobrevida fica entre 50% e 70%, caso tais protocolos sejam feitos em até 5 minutos após a PCR. Porém, a cada minuto sem atendimento, a vítima perde de 7% a 10% da chance de sobreviver².
O Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC) atua de modo a promover a disseminação do conhecimento acerca do manejo da PCR, mediante a realização de capacitações em escolas, clínicas e hospitais para leigos e profissionais. Tal projeto é vinculado à Universidade Federal do Ceará e já capacitou mais de 14.000 pessoas desde 1996.

Objetivos

Analisar a importância do trabalho do PERC em ensinar, tanto leigos quanto profissionais, a reconhecer e manejar uma PCR em ambiente intra-hospitalar e extra-hospitalar.

Métodos

Mediante a realização de questionários, antes e após a ministração das aulas teórico-práticas, foi possível avaliar a melhoria do conhecimento acerca dos protocolos de manejo de uma PCR. Perguntas, como “Qual a sequência correta na abordagem extra-hospitalar de um paciente inconsciente?”, “Durante a RCP, quantas compressões devemos fazer por minuto e qual a profundidade correta?” e “Qual a relação entre o número de compressões e o de ventilações na RCP em adultos realizada por apenas um socorrista?” são realizadas pelos membros do PERC para confirmar a concretização do conhecimento repassado.

Resultados e Conclusões

A extensão realizada no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIAD), teve 76% e 28,4% de acertos no pós e no pré-teste, respectivamente, o que representa um aumento de 167,6% no aproveitamento. Ademais, o PERC também realizou extensões no Instituto Dr. José frota (IJF), no Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara e no posto de saúde Anastácio Magalhães, que tiveram, respectivamente, 24,2%; 39,28% e 37,6% de aumento nos acertos das questões. Além disso, capacitações ministradas para o público leigo, a exemplo da feita na escola “Batista”, também tiveram resultados positivos, com 186,9% a mais de questões acertadas no pós-teste em relação ao pré-teste.
A partir dos dados supracitados, é possível afirmar a importância da dissipação do conhecimento acerca do reconhecimento e do manejo de uma PCR é bastante notável, uma vez que, por meio das capacitações teórico-práticas, mais pessoas, leigas e profissionais, são capazes de conduzir uma emergência e, assim, ampliar as chances de sobrevida da vítima.

Área

Medicina

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

RENATA PINHEIRO MARTINS DE MELO, Mariana Salles Ballalai, José Levi Tavares Cavalcante, Mateus Chaves de Oliveira, Samuel Bezerra Magalhães Martins, Larissa Rodrigues Melo, Gabriel Sousa Santos, Jamille Teles Medeiros, Marcelo Brito Cavalcante, Rayssa Lana Menezes de Sousa, Rafael Cavalcante Lima Chagas, Gabriel Barbosa Gaspar