41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDÍACA

introdução e/ou fundamentos

As doenças cardiovasculares geram uma redução da qualidade de vida dos indivíduos, por afetar tanto a saúde física como a saúde mental. Quando o individuo ainda é submetido a um procedimento cirúrgico, esse quadro é agravado e tende a piorar no período pós-operatório. Nesse sentido um programa de reabilitação supervisionado pode ser um aliado na redução da ansiedade, favorecendo uma melhora da baixa autoeficiência e autoestima promovendo a mudança necessária para recuperação funcional dos pacientes.

Objetivos

Verificar o impacto de um programa de reabilitação cardiovascular sobre a qualidade e vida de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca.

Métodos

Estudo de intervenção do tipo ensaio clínico controlado não-randomizado, em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca em um hospital de referência. Foram incluídos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca após 30 dias da alta hospitalar, com ausência de contraindicações para realizar exercício físico, sendo excluídos aqueles que realizaram menos de 50% do programa proposto. Os participantes foram submetidos a uma avaliação inicial e a uma reavaliação após o 24º atendimento. A qualidade de vida foi avaliada pelo questionário Medical Outcomes Study 36 – Item Short Form Health Survey - SF-36. O programa de reabilitação foi composto de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular de forma intervalada. O nível de significância adotado foi de 5% (p < 0,05).

Resultados e Conclusões

Foram avaliados 51 indivíduos, sendo a maioria do sexo masculino (n=34, 66,7%), com média de idade de 62 ± 9 anos, sendo a maioria submetida a cirurgia de revascularização do miocárdio (n=36, 70,6%). Nos 8 domínios foram encontradas modificações após o programa de reabilitação, sendo que o domínio de limitações físicas e limitações emocionais foram os que apresentaram maiores impactos, com melhora de 62,8% (p=0,035) e 61,5% (p=0,003) respectivamente. A dor e o estado geral de saúde tiveram melhoras, mas foram os de menor percentual, 8,8% (p=0,000) e 7,9% (p=0,000) respectivamente. Quando associado os 8 domínios do SF36 com a idade e o sexo apenas o estado geral de saúde se correlacionou com a idade de forma moderada no período pré-reabilitação (p=0,005, R=0,418) e pós-reabilitação (p=0,007, R=0,403) e o sexo, foi verificado que os homens tiveram uma melhora mais expressiva na capacidade funcional do que as mulheres (p=0,014).
Concluímos que o programa de reabilitação supervisionado teve impactos favoráveis na qualidade de vida dos pacientes pós cirurgia cardíaca.

Área

Multiprofissional

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

DANIELA GARDANO BUCHARLES MONT'ALVERNE, ODETE MARIA VINHAS REGO, AMANDA SILVA DA COSTA, GYSLANE FELIX SOUSA, JULIA MARIA SALES BEDÊ , BRENNO LUCAS RODRIGUES DA SILVEIRA, CRISTIANY AZEVEDO MARTINS , ERICA ALMEIDA SILVA, IASMIN CAVALCANTE ARAÚJO FONTES, KETTLEYN ALVES PAIVA, RIANY DE SOUSA SENA, DÉBORA DA NOBREGA BARROSO