41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Perfil de notificação dos casos de doenças de Chagas aguda no Brasil: uma análise do período de 2016 a 2020

introdução e/ou fundamentos

A doença de chagas (DC) é uma infecção generalizada de notificação compulsória devido a sua elevada morbimortalidade. Essa doença, clinicamente, possui fase aguda e crônica. Apesar da fase aguda ser tipicamente inaparente, ela pode aparecer nas primeiras duas décadas e desencadear achados cardiológicos, que se manifestam principalmente através de miocardite aguda. Identificar e notificar a DC na fase aguda é de extrema importância, sobretudo, devido a possibilidade do tratamento precoce que tende a contribuir para o aumento da expectativa e qualidade de vida de indivíduos infectados.

Objetivos

Analisar o perfil de notificações de doenças de Chagas aguda (DCA) no Brasil entre os anos de 2016 e 2020.

Métodos

Estudo epidemiológico, descritivo, transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa, e de análise de série temporal tendo como base, informações disponíveis no departamento de informática do Sistema Único de Saúde, referente a notificação dos casos de DCA entre 2016 a 2020 no Brasil.

Resultados e Conclusões

No período analisado, foram notificados 1.662 casos de DCA no Brasil. Analisando as notificações por região, 94,64% foram registradas no Norte. Esse achado pode estar associado, sobretudo, às elevadas taxas de infecção na região, que ocorrem em decorrência da transmissão oral associada à ingestão de polpas de açaí e das condições precárias de moradia. Observou-se maior tendência ao diagnóstico agudo em indivíduos do sexo masculino (53,97%), declarados pardos (82,12%) e com faixa etária entre 20-39 anos (35,19%). Fatores como maior exposição laboral, identificação de sintomas e o reconhecimento acerca da doença podem ter contribuído para o diagnóstico prévio nesses indivíduos. No mesmo período, observou-se 26.319 óbitos por DC, o que reitera a necessidade do diagnóstico precoce.

Os resultados obtidos através deste estudo evidenciaram que notificações para DCA ainda é uma lacuna em saúde pública para o Brasil. Evidenciando, portanto, a importância de ampliar os recursos das equipes de saúde para reconhecer, testar e notificar a DC em sua fase aguda, a fim de prestar assistência para os casos confirmados e com perspectivas de reduzir a mortalidade por esse agravo no país.

Área

Medicina

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - Bahia - Brasil

Autores

MATHEUS DOS SANTOS FERREIRA, João Gabriel Batista Simon VIANA, Rafaela Costa James de Andrade ALVES, Carla Suanny de Santana SENNA, João Vitor Xavier SANTOS, Reginaldo Freitas FERREIRA, Laílson Joaquim Da SILVA, Itamar Alves VIANA, Otávio Fernandes De Menezes PORTO, Ana Flávia Souto Figueiredo NEPOMUCENO