41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

QUAIS DOMÍNIOS DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF) ESTÃO CONTEMPLADOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA SUBMETIDOS A PROGRAMAS DE REABILITAÇÃO?

introdução e/ou fundamentos

Comumente as avaliações em reabilitação cardíaca são realizadas por meio de aplicação de testes e questionários. Para que as respostas às intervenções propostas nos programas de reabilitação cardíaca se alinhem aos objetivos reais do programa, uma avaliação centrada no paciente e com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) deve ser considerada.

Objetivos

Investigar quais os domínios da CIF (função; estrutura do corpo; atividade; participação; fator pessoal; fator ambiental) estão representados nos conceitos presentes nos instrumentos de avaliação de indivíduos com insuficiência cardíaca (IC) submetidos a programas de reabilitação cardíaca.

Métodos

Este estudo utilizou como ponto de partida 44 ensaios clínicos selecionados na revisão sistemática mais atual da base de dados Cochrane Library que investigou os efeitos da reabilitação cardíaca baseada em exercícios em pessoas com IC. Foram identificados os principais desfechos, instrumentos e testes utilizados para avaliação em cada estudo. Após análise dos instrumentos, os conceitos significativos extraídos foram vinculados a códigos da CIF.

Resultados e Conclusões

Foram identificados 12 diferentes desfechos investigados e 40 instrumentos distintos. Aos conceitos significativos dos instrumentos, foram vinculados 2.466 códigos contemplados proporcionalmente nos seguintes domínios da CIF: Função (41.8%), Atividade (29.7%), Participação (8.4%), Fator ambiental (3.8%), Fator pessoal (1.3%) e Estrutura (1.0%). Na análise individualizada dos instrumentos, observou-se que nenhum deles apresentou cobertura completa dos domínios da CIF e, com relação a frequência, o domínio Função foi o mais prevalente na maioria dos instrumentos analisados. O Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire (MLHFQ) foi o instrumento mais citado entre os estudos. Além da maior frequência de uso, este instrumento é o que apresentou a maior cobertura com relação aos domínios da CIF. Em conclusão, os instrumentos analisados não permitem avaliar a funcionalidade de indivíduos com IC submetidos a programas de reabilitação cardíaca de forma satisfatória uma vez que apresentam falhas de cobertura entre os domínios da CIF, sendo o domínio função do corpo o mais frequente. O MLHFQ destaca-se como o instrumento que apresenta maior cobertura dos domínios da CIF.

Área

Multiprofissional

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

CAMILA FERREIRA LEITE, Eriádina Alves Lima, Gezabell Camila Rodrigues, Beatriz Carneiro Mota, Rafael Barreto Mesquita, Shamyr Sulyvan Castro