41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E OUTRAS DOENÇAS CRÔNICAS EM IDOSOS NA CIDADE DE CAICÓ-RN

introdução e/ou fundamentos

De forma global, a população idosa cresce significativamente, não sendo diferente no Brasil. O envelhecimento é um processo natural, complexo e progressivo que envolve uma série de mudanças biológicas, associadas a vários danos moleculares e celulares. Ele abrange alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas que resultam e em disfunções graduais e concomitantes em diferentes órgãos e sistemas. Assim, os idosos constituem o grupo populacional que mais são acometidos por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e/ou outras patologias. É importante ressaltar que, no geral, dentre as DCNT, a hipertensão arterial sistêmica é a mais prevalente em idosos.

Objetivos

Investigar a prevalência, de acordo com o sexo, de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e de outras doenças associadas, Diabetes Mellitus (DM) e Dislipidemia, no público geriátrico da atenção primária de saúde da cidade de Caicó-RN.

Métodos

Trata-se de um estudo analítico, transversal, de prevalência, com caráter descritivo. Foram coletados dados entre novembro de 2020 e maio de 2022, com uma amostra de 164 idosos, com mais de 60 anos, residentes na área urbana. Para a entrevista, houve a aplicação de um questionário estruturado e padronizado, a fim de se obter informações sociodemográficas, das condições de saúde do idoso e do seu perfil farmacoterápico, baseado no método Dáder. Esse trabalho recebeu a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, sob parecer consubstanciado 4.331.783/2020, e o questionário foi aplicado somente após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo participante ou seu cuidador. Os dados coletados foram armazenados e processados pelo software Statistical Package for the Social Science. A análise descritiva foi baseada em medidas de tendência central e dispersão.

Resultados e Conclusões

De acordo com os dados apresentados, há uma prevalência de 88,41% de DCNT na população geriátrica, principalmente HAS (56,71%), DM (26,22%) e dislipidemia (15,24%). Há maior prevalência dessas doenças supracitadas no sexo feminino, sendo 62,36%, 62,79%, e 68%, respectivamente. Os dados apresentados corroboram com outro estudo similar, cuja análise foi realizada em Jordanópolis, em que constatou uma prevalência de 93,37% de DCNT nos idosos, maior no sexo feminino - 63,13% para DM e 71,43% para HAS. Com isso, há uma elevada prevalência de DCNT em idosos, cuja população feminina encontra-se mais afetada.

Área

Medicina

Autores

INGRID MARIA DE OLIEVEIRA LEITE, Lívia Ramos Farias Leite, Khálife Wenzel Lima Silva, Gustavo Guerreiro Gondim Babosa, Diego Bonfada