41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Análise da faixa etária dos óbitos pela Doença de Chagas no estado do Ceará entre os anos de 2010 a 2020 por macrorregião de saúde

introdução e/ou fundamentos

A Doença de Chagas é uma infecção de caráter endêmico, ocasionada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Possui elevada carga de morbimortalidade, trazendo impacto psicossocial e econômico e tornando-se um importante problema de saúde pública no Brasil. Além disso, o Brasil possui uma estimativa de 2,4 milhões de casos da doença, com predominância de infecções crônicas.

Objetivos

O presente estudo objetiva analisar a faixa etária dos óbitos pela Doença de Chagas por macrorregião do estado do Ceará nos anos de 2010 a 2020 para melhor entendimento da sua questão epidemiológica.

Métodos

Foi realizado um estudo ecológico de série temporal (2010 a 2020) no estado do Ceará, com dados obtidos dela plataforma DATASUS de Sistema de Informações de Saúde (TABNET), para avaliar o número de óbitos pela Doença de Chagas por macrorregião de saúde, na aba Mortalidade – desde 1996 pela CID-10, geral, com abrangência geográfica correspondente ao estado do Ceará. Na seção linha foi escolhido “macrorregião de saúde” e na coluna “faixa etária”, já no conteúdo foi selecionado “óbitos por residência”, considerando o período de 2010 a 2020. Na categoria Causa – CID-BR-10 foi selecionado “Doença de Chagas”. Os dados foram tabulados e submetidos a análise estatística.

Resultados e Conclusões

De acordo com os dados fornecidos, foram evidenciadas 581 mortes pela Doença de Chagas entre os anos de 2010 e 2020. Na faixa etária entre 20 e 29 anos, observa-se apenas um paciente da macrorregião de Sobral e um paciente da macrorregião de Fortaleza. Na faixa etária entre 30 e 39 anos estão 13 pacientes, sendo 6 de Sobral. Na faixa etária de 40 a 49 anos o número sobe para 42 óbitos, estando em sua maioria nas macrorregiões do Cariri e de Fortaleza, ambos com 11. Já nas faixas etárias de 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 anos ou mais, a região do Cariri se destaca com o maior número de óbitos, sendo 25,86%, 31,54%, 40,32% e 40% do número total de óbitos por faixa etária, respectivamente. Portanto, conclui-se que a mortalidade causada pela Doença de Chagas é diretamente proporcional a idade até a faixa etária de 60 a 69 anos. A partir dos 70 anos, a taxa de mortalidade total decresce, apesar de ainda estar aumentando na macrorregião do Cariri, onde é observado o maior número de óbitos com relação às outras macrorregiões de saúde do Ceará. Dessa forma, pode-se observar que a prevalência da doença nas idades mais avançadas corrobora com a sua descrição crônica.

Área

Medicina

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral - Ceará - Brasil

Autores

MARILIA ROCHA SILVA, Felipe Salim Habib Buhamara Alves Nasser Gurjão, Jhulia de Aguiar Polleze, José Oliver Ximenes Carneiro Filho, Bárbara Barboza de Alencar, Wendelly Soares Torres, Guilherme Menescal Albuquerque Sales