41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Análise das internações e óbitos por doença reumática crônica cardíaca no estado do Ceará de 2019 à 2021

introdução e/ou fundamentos

A doença reumática corresponde a uma complicação de uma infecção de orofaringe ocasionada pelo Streptococcus Beta-Hemolítico do grupo A, em um hospedeiro susceptível¹. Uma dessas complicações é a doença reumática cardíaca crônica que corresponde a uma das principais causas de valvulopatia no Brasil, sendo de suma importância o conhecimento epidemiológico para melhor saber conduzir tais quadros. Além disso, essa condição configura um sério problema de saúde pública, visto que acarreta um grande número de internações e óbitos.

Objetivos

Analisar a relação entre o número de internamentos e óbitos por doença reumática cardíaca crônica no estado do Ceará de 2019 à 2021 e discutir as implicações de tais informações, com o intuito de instituir possíveis intervenções.

Métodos

Estudo transversal, descritivo e observacional, realizado com dados obtidos a partir do Sistema de Informações de Saúde (TABNET) – DATASUS, na aba morbidade hospitalar do SUS (SIH-SUS), submetidos à análise estatística com o programa OpenEpi.

Resultados e Conclusões

A análise individual das internações de acordo com o ano de processamento evidencia, 280 internações em 2019, 188 em 2020 e 214 em 2021. Enquanto a análise individual dos óbitos de acordo com o ano de processamento evidencia 14 óbitos em 2019, 22 em 2020 e 25 em 2021. A relação de proporção entre o número de óbitos em relação ao número de internações é de 5% em 2019, 11% em 2020 e 11% em 2021.
Portanto, conforme pode ser analisado a partir dos resultados, observa-se um aumento na relação óbitos por internamento nos anos de 2020 e 2021 em relação ao ano de 2019. Frente a este aumento, se faz notória a necessidade de medidas intervencionistas em saúde, de forma a instituir o diagnóstico precoce da doença reumática e a correta profilaxia para evitar o surgimento de complicações sistêmicas por conta do streptococo, como a doença reumática cardíaca crônica. Esse aumento da relação de óbitos por internamento também torna evidente a importância do acompanhamento dos pacientes com a doença reumática cardíaca crônica, de forma a prevenir crises, que acarretam em internações e possivelmente óbitos.

Área

Medicina

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

JOSE OLIVER XIMENES CARNEIRO FILHO, JHULIA DE AGUIAR POLLEZE, BÁRBARA BARBOZA DE ALENCAR, FELIPE SALIM HABIB BUHAMARA ALVES NASSER GURJÃO, Marilia Rocha Silva, Wendelly Soares Torres, Aryanny Renatta Monteiro Diógenes