41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

ARRITMIAS E DIFICULDADE EM REALIZAR TAREFAS HABITUAIS EM IDOSOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE CAICÓ-RN

introdução e/ou fundamentos

A arritmia cardíaca é definida como qualquer anormalidade ou perturbação na sequência normal de ativação do miocárdio, podendo ter vários sintomas ou apresentar-se assintomática. Dessa maneira, alguns sintomas podem ser destacados, como, por exemplo, palpitações, tontura, síncope e dispneia, além de apresentações incomuns como zumbido, alterações visuais, desconforto abdominal. Por conseguinte, toda essa sintomatologia traz prejuízos para o portador da doença realizar suas tarefas habituais. Ademais, não somente os sintomas podem influenciar na qualidade de vida desses pacientes, mas também a restrição de atividades ou efeitos colaterais de drogas antiarrítmicas.

Objetivos

Investigar a relação entre arritmias cardíacas e dificuldade em realizar as tarefas habituais no público geriátrico da atenção primária de Caicó-RN.

Métodos

Trata-se de um estudo analítico, transversal, de prevalência, com caráter descritivo. Foram coletados dados entre novembro de 2020 e maio de 2022, com uma amostra de 153 idosos, com mais de 60 anos, residentes na área urbana. Para a entrevista, houve a aplicação de um questionário estruturado e padronizado, a fim de se obter informações sociodemográficas, das condições de saúde do idoso e do seu perfil farmacoterápico, baseado no método Dáder. Esse trabalho recebeu a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, sob parecer consubstanciado 4.331.783/2020, e o questionário foi aplicado somente após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo participante ou seu cuidador. Os dados coletados foram armazenados e processados pelo software Statistical Package for the Social Science. A análise descritiva foi baseada em medidas de tendência central e dispersão, a bivariada foi feita de acordo com o teste qui quadrado.

Resultados e Conclusões

Entre os 153 idosos entrevistados, haviam 7 diagnosticados com arritmia cardíaca e 43 tinham dificuldade em suas tarefas habituais. Entre os portadores de arritmia, cinco tinham dificuldade em realizar suas tarefas habituais, totalizando 71,14% em relação ao total de indivíduos nessa condição. Há associação significativa entre arritmia cardíaca e dificuldade em realizar tarefas habituais (p = 0,009), com razão de prevalência 2,75, conforme as tabelas 1 e 2. Esses resultados são determinados pela sintomatologia da arritmia cardíaca a qual, em alguns casos, por exemplo, como nas arritmias paroxísticas podem causar sintomas incapacitantes em horas imprevisíveis, prejudicando o cotidiano do paciente.

Área

Medicina

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

GUSTAVO GUERREIRO GONDIM BARBOSA, INGRID MARIA DE OLIVEIRA LEITE, KHÁLIFE WENZEL LIMA SILVA, LÍVIA RAMOS FARIAS LEITE, DIEGO BONFADA