41º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e 27° Congresso Cearense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Fatores de risco associados a trombose de stent após cirurgias cardíacas: uma revisão de literatura.

introdução e/ou fundamentos

Sabe-se que, no perioperatório, ocorre aumento da trombogenicidade, decorrente da agressão cirúrgica e da resposta inflamatória desencadeada por fatores como neoplasia, infecção, traumatismo ou isquemia. A maior trombogenicidade já é identificada como fator de risco para complicações cardiovasculares após operações não cardíacas e a interrupção precoce da terapia antiplaquetária potencializa ainda mais o risco dessas complicações.

Objetivos

Realizar um estudo de revisão sobre fatores de risco associados a trombose de stent após cirurgias cardíacas.

Métodos

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a partir do estudo de 10 publicações científicas publicadas entre 2018 e 2022. Dos quais, foram selecionados 2 (dois), que estão presentes na base de dados Scielo, e foram utilizados como termos de pesquisa: "Cirurgia Cardíaca”; "Trombose"; "Stent", "Fatores de Risco" terminologias de acordo com o sistema de Descritores em Ciências da Saúde (DeCs).

Resultados e Conclusões

Observou-se que dentre os fatores associados a trombogênese após cirurgia cardíacas estão a suspensão precoce da DAPT, stent farmacológico de primeira geração, stent em bifurcação da coronária, stent de pequeno diâmetro e stent de longo comprimento. Além desses fatores, pode-se listar a síndrome coronariana aguda, diabetes melito, tabagismo, neoplasias entre outras comorbidades. Assim, conclui-se que elementos como premência e porte do procedimento cirúrgico proposto, estado clínico do paciente e dados referentes à angioplastia coronária, tais como intervalo decorrido, contexto eletivo ou de urgência, resultado primário obtido e tipo de stent utilizado, são fundamentais para a individualização das recomendações no fito de evitar as complicações subsequentes.

Área

Medicina

Autores

CECILIA BRUNA DE ALMEIDA, YURI BRAIDE CARNEIRO