V Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

SURTO DE SARAMPO NO MUNICIPIO DA REGIAO METROPOLITANA DE FORTALEZA E O DESAFIO A QUEBRA DA CADEIA DE TRANSMISSAO

Resumo estruturado

INTRODUÇÃO
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A doença representou um sério problema de saúde pública até o início da década de 90, sendo uma importante causa de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade.
OBJETIVO
Descrever o perfil epidemiológico do sarampo diante do surto ocorrido em um Município da Região Metropolitana de Fortaleza.
MÉTODO
Trata-se de um estudo retrospectivo, com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema do Programa Nacional de Imunização (SIS PNI), avaliando-se o quantitativo dos casos notificados para Sarampo nos anos de 2014 e 2015, anos da ocorrência do surto, e as variáveis, sexo, idade e o quantitativo das doses de vacinas administradas.
RESULTADOS
Após quinze anos sem registro de casos no Estado do Ceará, houve um surto da doença, onde foram notificados 4.094 casos suspeitos de sarampo entre 25/12/2013 e 12/09/2015, desses, 22% (916/4094) foram confirmados e 78% (3178/4094) descartados. No município da Região Metropolitana de Fortaleza-CE, no mesmo período, foram notificados 96 casos suspeitos, sendo 12,5% (12/96) confirmados e 87,5% (84/96), descartados. Dos casos positivos para sarampo, 58% ocorreram no sexo masculino e 42% no sexo feminino; 67% dos casos aconteceram em pessoas maiores de 01 ano de idade e somente 33% em menores de 01 ano. Para a execução das estratégias de vacinação frente ao surto de sarampo, foram aplicadas 25.000 doses de imunobiológicos com componente sarampo (dupla viral, tríplice viral e tetra viral).

DISCUSSÃO
Estratégias para contenção do surto foram adotadas pelo estado e igualmente desenvolvidas pelo município da Região Metropolitana de Fortaleza-CE, dentre elas, campanha de vacinação e vacinação da população de risco, reorientação e sistematização das ações de bloqueio e varredura mediante caso suspeito.

CONCLUSÃO
Conclui-se que a utilização das estratégias desenvolvidas contribuiu de maneira significativa para a quebra da cadeia de transmissão no estado do Ceará e no município de Maracanaú.
Ressalta-se a importância de serem mantidas tais estratégias no estado do Ceará e nos municípios incidentes, tais como manutenção de unidades notificadoras sensíveis para uma doença que anteriormente era de baixa ou nula circulação, manutenção das altas coberturas vacinais nas campanhas e de rotina nas Unidades Básicas de Saúde da Família, uma base de dados de qualidade com o preenchimento e fechamento do banco de dados correto e oportuno, e a superação de possíveis dificuldades para avaliação das amostras, junto aos laboratórios.

Palavras-chave (máximo 3)

Sarampo; Vacinação; Transmissibilidade

Área

Imunizações / Infectopediatria

Autores

Carmem Rita Sampaio de Sousa, Mariana Campos da Rocha Feitosa