V Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇAO INTERPROFISSIONAL NA ASSISTENCIA A UM USUARIO QUE CONVIVE COM SIDA EM FALENCIA TERAPEUTICA DA TARV: RELATO DE CASO.

Resumo estruturado

A interdisciplinaridade é promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), a fim de possibilitar um processo formativo com imersão dos residentes em seu cenário de prática em equipes interprofissionais facilitando o cuidado de modo integral. Objetivou-se relatar a experiência da atuação de uma equipe interprofissional de residentes em Infectologia na assistência a um paciente acometido pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e em falência terapêutica da Terapia Antirretroviral (TARV). Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de caso, a partir do cuidado prestado a usuário internado em hospital de referência em doenças infecciosas, baseado na vivência de uma equipe de residentes multiprofissionais, composta por duas enfermeiras, psicólogo, assistente social e farmacêutico, realizado no período de julho à outubro de 2018. Como resultados, obtivemos uma ampla experiência na assistência realizada de modo interprofissional dentro das características específicas da situação de saúde do paciente. A falência terapêutica da TARV caracteriza-se quando o paciente já não responde mais aos estímulos medicamentosos e diversos esquemas terapêuticos são realizados sem que haja mudança significativa do quadro sintomático. O acompanhamento realizado pela equipe interprofissional da residência iniciou na quinta internação do usuário no referido hospital, que já trazia um histórico de tuberculose multirresistente e sífilis latente já tratada, sequela visual por infecção por citomegalovírus e neurológica devido a neurotoxoplasmose, além de infecção por HIV, com desenvolvimento de SIDA há cerca de 8 anos. Por se tratar de um usuário em situação de extrema vulnerabilidade social e devido a situação clínica e psicológica optou-se pelo acompanhamento interdisciplinar e posteriormente paliativo. Quanto aos aspectos sociais e psicológicos, o usuário apresentou demandas relacionadas a família e ao estado emocional devido a situação de internação com dificuldades de adaptação, indicativos de ansiedade exacerbada e depressão. Quanto aos aspectos biomédicos, o usuário apresentou inicialmente uma piora no quadro sintomático devido o caráter multirresistente da tuberculose pulmonar e falência da TARV. A partir das intervenções interprofissionais realizadas, obtivemos uma melhora significativa do paciente a partir das condutas com foco na prevenção de agravos e promoção de qualidade de vida durante o período de internação. O paciente tornou-se mais ativo e empoderado em seu processo de cuidado. Apresentou menos complicações, adotando uma postura dialógica cooperativa. Por fim, conclui-se que as possibilidades de atuação com um usuário em falência terapêutica são amplas, divergindo do que se prega no meio biomédico tradicional, devido a mudança do foco curativo para a promoção de bem-estar e qualidade de vida a partir do manejo interdisciplinar.

Palavras-chave (máximo 3)

HIV/SIDA, Assistência Interprofissional, Falência Terapêutica.

Área

HIV/ AIDS

Autores

Luís Pereira da Silva Neto, Juliana Alves do Nascimento, Arthur Guilherme Tavares de Castro, Monalisa Rodrigues da Cruz, Renata Laís da Silva Nascimento Maia