V Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

CONTRIBUIÇAO DA SIMULAÇAO REALISTICA EM ENFERMAGEM PARA PREVENÇAO DE INFECÇAO RELACIONADA ASSISTENCIA A SAUDE (RELATO DE EXPERIENCIA)

Resumo estruturado

INTRODUÇÃO: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) estão entre as principais causas de mortalidade, além do aumento no tempo de internações, elevação dos custos hospitalares e desconforto vivenciado pelo paciente (1). Várias medidas são relatadas com o intuito de reduzir as taxas de Iras, dentre as estratégias empregadas, o uso de simuladores na educação vem se destacando nos últimos anos (1). A simulação realística é vista como um método efetivo e inovador que amplia as relações entre a teoria e a prática do corpo discente em ambiente seguro, oferecendo melhores oportunidades de aprendizagem e treinamento (2). OBJETIVOS: Descrever a experiência e percepção dos acadêmicos de enfermagem na simulação realística na prevenção de infecções relacionadas à assistência em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, que incorporou a vivência de alunos do Curso de Enfermagem, da disciplina Enfermagem em Infectologia de um Centro Universitário privado, durante o estagio em um Hospital de Assistência Integral Simulada, em Setembro de 2018. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizada uma prática sobre a adesão das recomendações e precauções para o controle das infecções, em que foi utilizado um estudo de caso para as simulações sobre os cuidados a serem tomadas para evitar Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV), Infecções do Trato Urinário (ITU), e Infecções da Corrente Sanguínea (ICS), que são umas das principais fontes de infecção. Depois aconteceram as vivencias no campo de pratica, onde as alunas conseguiram realizar os procedimentos de forma mais segura, e eficaz, pois já tinham realizado uma simulação que se assemelhou ao contexto que estavam vivenciando dentro do âmbito hospitalar. Com isso a simulação na educação permite ao estudante a oportunidade de se permitir ao erro e aprender com ele, sem ter que arriscar a segurança do paciente. CONCLUSÃO: A simulação como método de ensino faz com que os alunos tenham um entendimento maior, podendo, em alguns casos ser mais eficaz que o método realizado em sala de aula, usando apenas Datashow, pois o aluno consegue agregar mais conhecimento cientifico-pratico, através das vivencias simuladas, permitindo tenham um pensamento critico-reflexivo, tomada de decisão e uma resposta adequada se algo semelhante acontecer no contexto real.

Referências:
1.Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Brasília – DF, 2013.
2. BARRETO,D.G.; SILVA,K.G.N.; MOREIRA,S.S.C.; SILVA,T.S.; MAGNO,M.C.S.; Simulação realística como estratégia de ensino para o curso de graduação em enfermagem: Revisão integrativa. Salvador – BA, 2014.

Palavras-chave (máximo 3)

Simulação realística; IRAS; Enfermagem

Área

Infecções relacionadas à assistência da saúde / Resistência microbiana

Autores

CINTIA PAIXAO ARAUJO, MONIK LIMA DA SILVA, GERARDA MARIA ARAUJO CARNEIRO, DEBORAH PEDROSA MOREIRA, RAPHAEL COLARES DE SÁ