Neuro Experience

Dados do Trabalho


Título

As Splinters Skills e a sua importância na intervenção no TEA

Resumo estruturado

Introdução: O autismo é uma área em constante atualização em diversos âmbitos, inclusive em termos de intervenção. Nesse contexto, as splinters skills (“habilidades fragmentadas”), conceito correlacionado a literatura científica savant, aplicável a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), consiste na capacidade de fazer com precisão uma tarefa específica que não se generaliza para outras tarefas. Crianças autistas que detectam padrões geométricos, recitam roteiros, que diferenciam tons acústicos, sem aparentemente compreender o contexto dessas atividades, realizam exemplos de splinters skills, ao mesmo tempo que apresentam clinicamente déficits em interação/comunicação social, e padrões repetitivos e restritivos de comportamento. Pesquisas apontam que as strengths-based approaches (abordagens baseadas em pontos fortes) podem utilizar habilidades fragmentadas como uma base para a reabilitação neurocognitiva da pessoa autista, tendo em vista que habilidades se correlacionam à ativação de determinadas áreas cerebrais, utilizando direta ou indiretamente as splinters skills. Objetivo: Estudar as possibilidades inovadoras de aplicação das splinters skills como base neurológica nas intervenções para a construção de habilidades mais funcionais, e os benefícios para a pessoa autista no campo cognitivo, social e emocional. Método: A presente pesquisa utilizou como base periódicos de alto conceito científico que abordam a temática de modo direto ou indireto, muitas vezes descrita na literatura sobre o autismo como “islands of abilitys” (ilhas de habilidades), sistematizando os principais achados em torno da compreensão do fenômeno estudado. Resultados: As splinters skills podem ser ferramentas aliadas às intervenções para ampliar em crianças autistas a autoeficácia acadêmica, a comunicação social, redução de comportamentos inadequados, autoestima, além de atuar em processos de neuroplasticidade como compensação de habilidades. Conclusão: Corroborando estudos, confirma-se a relevância da temática para os processos de reabilitação neurocognitiva da pessoa autista, na busca por desenvolver potenciais de modo individualizado e significativo.

Área

Neuropediatria

Autores

Roberto Ferreira Lima Júnior