Neuro Experience

Dados do Trabalho


Título

Dupla excepcionalidade: O quadro neurocognitivo de Altas Habilidades/Superdotação e Autismo

Resumo estruturado

Introdução: Dupla excepcionalidade tem se mostrado atualmente um campo complexo do neurodesenvolvimento, pois trata-se de crianças em que os déficits podem mascarar as habilidades, e as habilidades podem mascarar os déficits. Dupla excepcionalidade é um conceito utilizado na literatura científica para pessoas que apresentam AH/SD (Altas Habilidades/Superdotação) concomitantemente a uma deficiência ou alteração do neurodesenvolvimento, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), DPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central), entre outros. A criança com dupla excepcionalidade, com AH/SD e TEA, apresenta um perfil neurocognitivo heterogêneo e “desigual”, o que se reflete em desenvolvimento assíncrono de áreas cerebrais, com pronunciadas capacidades ao lado de prejuízos, análise esta de fundamental importância para o desenvolvimento adequado dessas crianças. Objetivo: Estudar o fenômeno da criança com dupla excepcionalidade que possui AH/SD e TEA, em termos cognitivos e neurocomportamentais, a fim de auxiliar a compreensão do fenômeno para a prática clínica. Metodologia: Pesquisa em artigos científicos sobre a temática, correlacionando hierarquicamente os principais achados em torno dos objetivos de pesquisa. Resultados: Quando existe a presença de TEA e AH/SD, as características dos dois quadros se combinam e "colidem" de forma complexa. Porém, algumas tendências podem ser observadas como a presença de alto desempenho em termos intelectuais gerais ou acadêmicos específicos, ao lado de baixa velocidade de processamento, algum nível de dificuldade motora, padrões estereotipados mais sutis, inflexibilidade, alto grau de curiosidade muitas vezes dirigida a áreas mais específicas, entre outras características. Conclusão: O estudo da dupla excepcionalidade é essencial para a consideração adequada das duas condições (AH/SD e TEA) sejam isoladas ou concomitantes, o que possui imenso impacto na compreensão do quadro clínico e neurodesenvolvimento dessas crianças.

Área

Neuropediatria

Autores

Roberto Ferreira Lima Júnior