18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

Dados do Trabalho


Título

REPRODUTIBILIDADE INTRA E INTEROBSERVADORES DA AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DE PARÂMETROS CRANIANOS

Objetivo

Devido à crescente importância do alinhamento crânio-cervical no equilíbrio sagital global da coluna vertebral e à escassez de estudos que abordam estes parâmetros, desenvolveu-se este estudo com o objetivo de avaliar a reprodutibilidade intra e interobservadores dos parâmetros radiográficos cranianos.

Metodologia

Estudo de mensuração da reprodutibilidade da avaliação radiográfica de parâmetros cranianos. Foram selecionadas, de forma aleatória e por um observador independente, radiografias em perfil da coluna cervical de 40 pacientes disponíveis em banco de dados.
Os parâmetros radiográficos cranianos foram aferidos conforme a proposta de Le Huec et al., e estão representados nas Figuras 1 a 3: Incidência Craniana (CI), Inclinação Craniana (CT), Slope Craniano (CS), Ângulo Espinocraniano (SCA).
As imagens foram aferidas por 4 observadores com diferentes níveis de experiência em 2 ocasiões distintas.
Para a análise de concordância intra e interobservadores, utilizou-se o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e intervalo de confiança de 95%. A interpretação do ICC foi de acordo com o guideline proposto por Cicchetti8 (Tabela 1).

Resultados

Na concordância intraobservador, a incidência craniana (CI) se mostrou com concordância ruim; nos demais parâmetros cranianos observou-se concordância boa a excelente. Na avaliação de concordância interobservadores, todos os parâmetros analisados apresentaram significância estatística, com boa concordância da CI.

Conclusões

Os parâmetros cranianos são facilmente reprodutíveis por ortopedistas em diferentes estágios de formação. O SCA possui concordância excelente tanto intra quanto interobservadores; já a CI possui boa concordância interobservador, porém apenas concordância razoável na análise intraobservador de observadores mais experientes. Mais estudos são necessários para melhor compreender a importância de tais parâmetros na cirurgia da coluna vertebral.

Arquivos

Área

Deformidade no adulto

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Fábio Antonio Vieira, Igor Pellucci Pinto, David Del Curto, Renato Hiroshi Salvioni Ueta, Eduardo Barros Puertas