13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

Efeitos do atletismo na qualidade de vida e marcadores clínicos e laboratoriais em adolescentes com sobrepeso e obesidade

Introdução

O sobrepeso e a obesidade são considerados uma epidemia global e constituem um agravo crescente na saúde de toda a população, incluindo crianças e adolescentes. Tais condições ocasionam um risco aumentado para diversas doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemias entre outras doenças e problemas de saúde.

Objetivos

Analisar a aplicação de um programa de exercícios físicos na abordagem de adolescentes com sobrepeso e obesidade.

Métodos

Ensaio clínico randomizado realizado com 31 adolescentes (15,87 ±1,53 ano) em um grupo de intervenção (GI; n = 16) e um grupo de controle (GC; n = 15) por 12 semanas. O GI recebeu treinamento físico supervisionado na modalidade de atletismo e o GC fez atividades de educação física na escola. Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção em sua composição corporal, perfil lipídico, perfil glicêmico, perfil hormonal, frequência alimentar e qualidade de vida. Para análise estatística optou-se pelo teste t pareado e para o efeito das variáveis pré e pós intervenção a ANCOVA.

Resultados

Houve uma redução significativa do índice de massa corporal, circunferência abdominal e a razão cintura e estatura no GI em comparação com o GC. Observou-se redução da hemoglobina glicosilada no GI(p=0,000) e aumento da glicose no GC(p=0,045). Foi verificado aumento(p=0,039) do hormônio tireoestimulante (TSH) e redução na insulina(p=0,003) no GI, enquanto que o GC aumentou a insulina(p=0,02) e manteve o mesmo TSH. A qualidade de vida relacionada a saúde melhorou no GI(p=0,001), enquanto que no GC piorou(p=0,07). O rendimento escolar melhorou nos dois grupos, mas foi significativa apenas no GI(p=0,002).

Conclusões

O estudo demonstrou que a prática de atletismo na adolescência pode melhorar a saúde e a qualidade de vida, criando hábitos saudáveis e reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

Adolescentes. Sobrepeso. Obesidade. Exercício Físico. Atletismo.

Área

Endocrinologia

Autores

Ana Beatriz Gois da Silva, Sônia Ficagna, Mônica Helena Pinheiro Neves, Thiago Medeiros da Costa Daniele, André Igor Fonteles, Olivia Andrea Alencar Costa Bessa