13º Congresso Cearense de Pediatria

Normas para Submissão de Resumos


Para enviar um resumo, acesse a área restrita fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição.

Novos menus serão exibidos à esquerda. Clique no menu "TRABALHOS".

Siga as instruções da tela para acessar o Formulário de Submissão de Resumos e preencha todos os campos do formulário online.

 

As inscrições dos resumos serão feitas exclusivamente via site do Congresso. Não serão aceitas submissões enviadas via fax, correio, e-mail ou qualquer outro meio.

 

Serão aceitos, para submissão, três tipos de trabalhos:

  • Trabalho Cientifico;

  • Relato de Caso;

  • Relato de Experiência;

 

O resumo deverá ter, no máximo, 300 palavras (para os três tipos de trabalho) e ser estruturado com os seguintes tópicos, considerados obrigatórios:

  • Trabalho Cientifico: Título; Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados; Conclusões.

  • Relato de Caso: Título; Introdução; Objetivos; Relato do caso; Discussão; Conclusões.

  • Relato de Experiência: Título; Introdução; Objetivos; Relato de Experiência; Reflexão sobre a experiência; Conclusões ou Recomendações.

 

Importante:

  • Não serão aceitos resumos de Revisão (narrativa, integrativa ou sistemática).

  • Os TRABALHOS CIENTÍFICOS deverão ter sido aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e, portanto, a carta de aprovação do CEP deverá ser anexada.

  • Para as demais categorias, haverá a necessidade de declaração ou termo de anuência da instituição onde o trabalho foi desenvolvido.

  • Clique aqui para baixar modelo de Declaração/Termo de Anuência.

  • Os resumos deverão conter no máximo, 300 palavras.

  • Utilizar até cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br).

  • Não é necessário informar referências bibliográficas.

 

A aceitação dos resumos estará condicionada à avaliação por parte da Comissão de Temas Livres e as normas estabelecidas para envio de trabalhos no Congresso. Os avaliadores emitirão pareceres quanto à “recomendação” ou “não recomendação” do resumo e, também, notas segundo os critérios de formulário padrão.

Os trabalhos selecionados serão apresentados sob a forma de PÔSTER simples ou comentado.

Os apresentadores dos trabalhos selecionados farão a apresentação de seus trabalhos e, para tal, serão informados sobre data, hora e local.

 

No ato da submissão do resumo, será necessário o nome completo de todos os autores, totalizando até 06 autores. Não será permitida a inclusão de outros autores após a submissão do resumo.

A apresentação do trabalho aprovado no Congresso estará condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de pelo menos de um dos autores, IMEDIATAMENTE APÓS O COMUNICADO DE APROVAÇÃO. Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas na tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

Obrigatoriamente, o resumo deverá respeitar os limites estabelecidos pelo sistema de submissão online.

Cada autor só poderá ser primeiro autor de, no máximo, três trabalhos. Também só poderá ser apresentador de, no máximo, três trabalhos.

O limite é de 06 autores no trabalho e com, ao menos, um dos autores docente/preceptor.

É fortemente desencorajada a submissão de vários resumos correspondentes a um único trabalho cientifico. Serão rejeitados, nesta categoria, os resumos que não apresentem resultados de pesquisa ou de uma determinada experiência.

Os dados dos trabalhos serão enviados à comissão julgadora e publicados nos ANAIS do congresso da forma como forem enviados. Portanto, o preenchimento dos dados deve ser feito de forma correta e com atenção. Qualquer erro de ortografia, gramática ou nomenclatura cientifica no resumo será reproduzido conforme enviado pelo autor.

Resumos redigidos em desacordo com as normas serão automaticamente desconsiderados na avaliação.

 

Os resumos deverão versar sobre os temas listados:

  • Adolescência;

  • Aleitamento Materno;

  • Alergia;

  • Bioética;

  • Cardiologia;

  • Dermatologia;

  • Emergência;

  • Endocrinologia;

  • Ensino na área da Pediatria;

  • Gastroenterologia;

  • Genética;

  • Hematologia;

  • Hepatologia;

  • Imunizações;

  • Imunologia Clínica;

  • Infectologia;

  • Medicina da Dor e Cuidados Paliativos;

  • Nefrologia; Neonatologia;

  • Nutrologia;

  • Oncologia;

  • Otorrinolaringologia;

  • Pediatria Ambulatorial;

  • Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento;

  • Pneumologia;

  • Reumatologia;

  • Saúde Escolar;

  • Segurança do paciente;

  • Sono;

  • Suporte Nutricional;

  • Terapia Intensiva;

  • Toxicologia.

 

CRONOGRAMA DE ENVIO DOS TRABALHOS

  • Abertura da Submissão: 06/04/2019

  • Submissão de resumos: De 06/04/2019 até 20/05/2019

  • Divulgação dos trabalhos aprovados: 05/06/2019

 

CONTATO:

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cientifico1@arxeventos.com.br ou através do telefone  (85) 4011-1554 (também vinculado ao Whatsapp).