13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

A COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Introdução

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é um setor de alta complexidade. Uma série de profissionais estão envolvidos na rotina de uma UTIN. Logo, faz-se necessário o desenvolvimento de uma comunicação eficiente entre a equipe multiprofissional a fim de garantir que a assistência à saúde seja prestada através de uma abordagem holística e integral.

Objetivos

Descrever a experiência de extensionistas do Núcleo Acadêmico de Enfermagem Clínica (NAEC) em acompanhar o plantão de profissionais de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Relato de Experiência

As extensões na UTIN ocorreram entre março e maio de 2019 em um Hospital Infantil de referência em Fortaleza. Os extensionistas acompanharam parte do plantão em conjunto com o enfermeiro preceptor a fim de compreenderem as atribuições do enfermeiro na assistência ao neonato; por consequência, os estudantes puderam presenciar o contato existente entre a equipe multiprofissional. A troca de conhecimentos também ocorreu entre os demais profissionais e os extensionistas, complementando a formação dos estudantes.

Reflexão sobre a experiência

A vivência viabilizou aos estudantes identificar a comunicação entre a equipe multiprofissional como fator imprescindível ao prestar assistência integral à saúde, reforçando a importância do desenvolvimento da habilidade de comunicação desde a graduação. Além disso, o contato com profissionais distintos facilitou a compreensão dos extensionistas sobre os quadros clínicos dos pacientes encontrados na UTIN.

Conclusões ou recomendações

A comunicação é a capacidade de trocar ou discutir ideias, dialogar e conversar. Sendo uma capacidade, pode ou não ser desenvolvida nas pessoas. Portanto, necessita ser estimulada e por tratar-se de uma habilidade útil para assistência de enfermagem requer atenção. Durante a formação acadêmica faz-se necessário estimular a comunicação entre os estudantes além da comunicação no eixo multiprofissional, durante atividades de extensão e/ou estágios supervisionados, considerando que o desenvolvimento desta prática reflete positivamente na assistência integral à saúde.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Comunicação. Equipe de Assistência ao Paciente. Sistemas de Comunicação no Hospital. Enfermagem.

Área

Neonatologia

Autores

ANA BARBOSA RODRIGUES, VICTORIA LIMA RODRIGUES, WILLAME DE OLIVEIRA VITORINO, CINTIA COELHO GÓES, ZÉLIA GOMES MOTA, REGINA CLÁUDIA MELO DODT