Dados do Trabalho
Título
RELATO DE ATIVIDADE DE ENSINO PROPOSTA POR UMA LIGA DE PEDIATRIA: UMA FORMA DE DESPERTAR O INTERESSE DE ACADEMICOS PELA AREA?
Introdução
Estudos apontam que a pediatria é responsável por 10,3% dos títulos de especialidades médicas do país. Com isso, vê-se a importância de disseminar o conhecimento acerca da pediatria, estimulando os acadêmicos de medicina para que esses tenham uma percepção positiva sobre a especialidade. Portanto, as ligas de pediatrias desempenham um importante papel disseminando os conhecimentos de temas relevantes na vivência do pediatra e estimulando os alunos ao estudo voltado para a especialidade.
Objetivos
Diante disso, este relato tem como objetivo expor o potencial impacto que uma apresentação teórica pode ter entre acadêmicos de medicina visando uma maior curiosidade destes pela área.
Relato de Experiência
Em abril de 2019, os integrantes da Liga de Pediatria de um Centro Universitário de Fortaleza/Ce, expuseram uma aula com o título: Abordagem da Convulsão na Emergência Pediátrica. Esta foi realizada na própria instituição, e, além da oportunidade de sedimentar os conhecimentos dos integrantes, foi decidido que seria uma aula em que todos os acadêmicos de medicina pudessem participar e, assim, conhecer de uma forma mais aprofundada a Liga de Pediatria e suas atividades, com intuito de despertar o interesse pela área. Estiveram presentes alunos do 1º ao 3º ano do curso de medicina com uma duração de 45 minutos. O tema escolhido auxiliou no objetivo da atividade, visto que é um assunto de importante relevância, mesmo para àqueles que não tiveram contato ainda com a disciplina.
Reflexão sobre a experiência
Após a aula, tornou-se evidente a importância da atividade diante do retorno feito pelos alunos que procuraram os integrantes da liga com intuito de adquirir um conhecimento maior sobre o tema, questionar sobre as atividades da liga, perspectivas e projeções futuras da área.
Conclusões ou recomendações
Desse modo, julga-se benéfica a experiência de exposições teóricas de temas pediátricos para acadêmicos, visando uma maior captação de possíveis profissionais para a área.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Pediatria, Convulsão, Medicina
Área
Ensino na área da Pediatria
Autores
Matheus Barreira Monte, Beatriz Silva Dias, Carina Oliveira Gregório, Amanda Gadelha Mont'Alverne, Ana Lívia Pinto Marinho, Ana Amelia Reis Jereissati