13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

OBESIDADE E RESISTENCIA INSULINICA EM PACIENTE PEDIATRICO

Introdução

A obesidade tem se tornado um tema de grande importância e de elevada prevalência mesmo em populações pediátricas.

Objetivos

Elaborar conhecimentos técnicos quanto à necessidade da atenção ao tema de resistência a insulina em populações jovens, idealizando medidas de saúde para auxiliar nessa condição de saúde pública.

Relato do caso

Paciente de 16 anos buscou atendimento em unidade básica de saúde por queixas de desconforto precordial, durante sua investigação por anamnese e exame físico, identificou-se muitos fatores de risco, como acantose nigrans, circunferência abdominal acentuada, padrões inadequados de alimentação. Durante a evolução, foi-se investigada com exames laboratoriais que, de fato, elucidaram um perfil lipídico e resistência a insulina, sendo, dessa forma, conduzido como um paciente pré-diabético, estimulado medidas de mudança de estilo de vida e iniciado metformina.Foram solicitados exames para elucidar e propor uma terapêutica apropriada, sendo os resutados seguintes: hemoglobina 14,9g/dL, hematócrito: 44,7%, leucócitos: 8.800/mm3, neutrófilos: 3.696/mm3, plaquetas: 244.000, creatinina: 0,7, glicemia de jejum 114mg/dL, colesterol total: 224mg/dL, insulina: 30.

Discussão

O tema de obesidade infantil tornou-se muito comum na atualidade. Mostra uma evolução na temática pública em que o sistema de saúde básica, como uma porta de entrada, deve ser explorado para avaliar melhor esses pacientes. A avaliação da adequação da compensação de células beta para a resistência à insulina é importante porque este é o principal determinante do desenvolvimento do diabetes. Nos estados resistentes à insulina, é importante avaliar a função das células beta em relação ao grau de resistência à insulina.

Conclusões

Dessa forma, elucida-se a importância de um maior contato com profissionais da área da saúde para que se voltem a atenção para medidas de saúde pública e acompanhamento multidisciplinar entre profissionais da área da saúde.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Obesidade; Resistência à insulina; Paciente Pediátrico.

Área

Endocrinologia

Autores

Leonardo Mendonça de Albuquerque, Amanda Gadelha Mont'Alverne, Gabriella Lemos Rocha, Herculano Pontes Barros Ribeiro, Tulius Augusto Ferreira de Freitas, Rafaela Noronha de Carvalho