13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

PANORAMA DA OBESIDADE EM PUERIS: ESTUDO EPIDEMIOLOGICO NOS ULTIMOS 10 ANOS

Introdução

A Obesidade é considerada, atualmente, um problema de saúde pública mundial, devido sua elevada incidência na população, principalmente em países desenvolvidos e em desenvolvimento, afetando praticamente todas as faixas etárias. É uma doença crônica que afeta cerca de 41 milhões de crianças menores de 5 anos em todo mundo (Organização das Nações unidas), sendo um fator para o desenvolvimento de outras doenças, como a diabetes e a hipertensão arterial sistêmica.

Objetivos

Descrever e reunir dados acerca da obesidade em pueris nos últimos 10 anos.

Métodos

Estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, com coleta de dados obtidos Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), durante o período de janeiro de 2009 a janeiro de 2019, utilizando as variáveis faixa etária de 0-9 anos, região, óbitos, internações, sexo e taxa de mortalidade.

Resultados

Segundo dados do DATASUS, entre o período de janeiro de 2009 a janeiro de 2019, houve um total de 24 Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) por obesidade no Brasil, entre crianças de 0 anos até 9 anos completos. As autorizações foram mais prevalentes entre crianças de 5 a 9 anos, principalmente na região Sudeste e em pacientes do sexo feminino (13 contra 11 do sexo masculino) e não houveram internações nas regiões Norte e Sul.

Conclusões

Portanto, foi possível constar que as internações por obesidade foram mais prevalentes em crianças na faixa etária de 5 a 9 anos, do sexo feminino e residentes da região Sudeste. Enquanto que regiões como Norte e Sul não apresentaram internações.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

Obesidade

Área

Suporte Nutricional

Autores

Fernando Parahyba Diogo de Siqueira, John Kennedy Torres De Alencar, Luiz Valério Costa Vasconcelos, Leonardo Barros Bastos, Igor Quezado Araújo de Andrade, Márcia Gomes Marinheiro Coelho