13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

Capacitação ativa de adolescentes para a prevenção de arboviroses: um relato de experiência.

Introdução

As arboviroses apresentam-se como um desafio à saúde pública e uma responsabilidade social-comunitária de todos. Nesse contexto, o estímulo ao adolescente à participação das transformações sociais do território, deveria ser o objeto central de muitas ações ativo-transformadoras dos espaços ao qual fazem parte.

Objetivos

Incentivar nos adolescentes a realização de ações de controle comunitário que previnem arboviroses no território.

Relato de Experiência

A intervenção foi realizada com 24 alunos de uma escola de Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 14 anos, localizada no bairro Praia do Futuro II, em Fortaleza. A atividade iniciou-se com uma exposição dialogada, momento em que foi explanado sobre etiologia, transmissão, prevenção e sintomas. Em seguida, foi feito uma dinâmica de caráter lúdico, ao qual os alunos responderam perguntas classificadas como fáceis, médias e difíceis que abordavam os conhecimentos transmitidos anteriormente. Além disso, como forma de sedimentação, os jovens fizeram cartilhas em suas residências expondo o que aprenderam e propuseram formas concretas de intervenção.

Reflexão sobre a experiência

Evidenciou-se que o conhecimento prévio dos adolescentes trata-se apenas de senso comum, sendo elementares em seu conteúdo. Quando questionados o que significava o termo “arboviroses”, foi perceptível a não familiaridade com o seu uso, já que tiveram respostas como: “Alguma coisa relacionada com árvores”. Os adolescentes participaram com bastante empenho e dedicação em todas as atividades propostas, demostrando interesse na temática.

Conclusões ou recomendações

A atividade teve resultados positivos, pois a transmissão de informações foi capaz de ampliar os conhecimentos sobre o tema e despertar entre eles o desejo de atuar frente a esse problema. Logo, o incentivo às intervenções que objetivem capacitar os adolescentes como sujeitos ativos do processo saúde-doença apresenta-se como uma estratégia que deve ser incentivada dentro dos espaços sociais e escolares.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Adolescente; Infecções por Arbovirus; Educação em Saúde; Promoção da Saúde;

Área

Adolescência

Autores

IANA SIMAS MACEDO, JOÃO PEDRO INÁCIO REIS, JENIELSON SOUSA SANTOS BRITO, ANA MAIARA VIANA, IRVEN MESQUITA SAMPAIO, JOSEANE MARQUES FERNANDES