Dados do Trabalho
Título
APLICAÇAO DE VIDEO-AULA SOBRE REANIMAÇAO NEONATAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
A correta prática da reanimação do recém-nascido com 34 semanas ou mais é considerada pela Sociedade Brasileira de Pediatria como uma das três formas de intervenção para reduzir a mortalidade neonatal precoce associadas à asfixia perinatal. Dado que um a cada 10 recém-nascidos (RN) necessita de auxílio para dar início a sua respiração satisfatória, o ensino de técnicas de assistência ao RN pré-termo, com respiração insuficiente e/ou ausência de tônus muscular em flexão faz-se importante para a formação de médicos generalistas.
Objetivos
O objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência quanto ao efeito do uso de vídeo-aula, abordando o tema da reanimação neonatal para RN com igual ou acima de 34 semanas de idade gestacional, a partir da aplicação de questionário, na compreensão do conteúdo pelos alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Relato de Experiência
O vídeo foi desenvolvido pela monitoria do Laboratório de Habilidades Médicas 3 do curso de Medicina da UNIFOR. No total, houve participação de 34 alunos, em que todos deles responderam ao questionário sobre o conteúdo apresentado no vídeo. No entanto, metade não teve acesso a ele a fim de que fosse possível comparar seu impacto no entendimento do conteúdo.
Reflexão sobre a experiência
Diante dos dados obtidos pelo questionário, observou-se melhores resultados dos alunos que assistiram à vídeo-aula, demonstrando, possivelmente, maior esclarecimento dos procedimentos da reanimação neonatal. Além disso, os alunos do grupo que não assistiram à vídeo-aula manifestaram espontaneamente o desejo de ter acesso ao vídeo em um outro momento para que fosse possível elucidar algumas questões apresentadas no vídeo e, conjuntamente, abordadas no questionário.
Conclusões ou recomendações
A participação dos alunos na resolução do questionário possibilitou o enfrentamento deles com o tema de reanimação neonatal, fazendo com que emergisse dúvidas sobre o conteúdo e incitasse a curiosidade acerca de detalhes dos passos da reanimação neonatal ressaltados pelo vídeo.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Material de ensino, Simulação, Recém-nascido, Saúde da criança
Área
Neonatologia
Autores
BEATRIZ FROTA DIAS, MARYSSA MENEZES CARVALHO, MARIA GORETTI POLICARPO BARRETO