13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇOES TARDIAS DE CIRURGIA ABDOMINAL: UM RELATO DE CASO

Introdução

Volvo de sigmoide é rara emergência cirúrgica de abdome agudo obstrutivo em crianças por complicações tardias de cirurgia abdominal prévia. As manifestações clínicas incluem dor abdominal, distensão abdominal e constipação. Diagnóstico cirúrgico é confirmado pela ultrassonografia e tomografia computadorizada de abdome.

Objetivos

Apresentar um relato de trauma abdominal que inicialmente retardou o diagnóstico de abdome agudo por volvo de sigmoide decorrente de bridas após cirurgia prévia.

Relato do caso

P.H.O.F, sexo masculino, 8 anos, admitido com fortes dores abdominais após “bolada” (sic) em jogo de futebol na emergência de hospital de trauma em Fortaleza. Antecedentes patológicos: apendicectomia em 2018. Exame físico: dores abdominais à palpação profunda. Ultrassonografia abdominal: líquido livre na cavidade abdominal. Indicado cirurgia de urgência por abdome agudo, laparotomia exploratória. Achados cirúrgicos: líquido sero-hemorrágico, torção intestinal, necrose de íleo terminal e bridas em delgado proximal. Realizado ressecamento de íleo terminal e anastomose termino-terminal. Evoluiu com melhora clínica e no quinto dia foi transferido da unidade de terapia intensiva para enfermaria.

Discussão

Abdome agudo em crianças é um quadro sindrômico de múltiplas origens e clínica variada. Difícil definir seu diagnóstico. A causa pode ter inúmeras possibilidades, uma delas é o trauma abdominal fechado. Entretanto, volvo de sigmoide é também um dos motivos de abdome agudo obstrutivo, incomum na criança. Estudo de 6 anos, evidenciou que, das cirurgias pediátricas realizadas, apenas 0,3% tiveram volvo como causa. A presença de hematoquezia pode indicar sinal de necrose. Dieta com muita fibra, tumor e bridas constituem fatores de risco para o aparecimento de volvo de sigmoide. No caso descrito, a causa foi bridas decorrentes da apendicectomia há um ano.

Conclusões

Inicialmente o trauma sofrido pelo paciente mascarou o diagnóstico de abdome agudo obstrutivo - volvo. O exame físico criterioso junto com a avaliação laboratorial foram determinantes na resolução do caso.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Volvo intestinal; Complicações; Diagnóstico

Área

Terapia Intensiva

Autores

MARIANA ALBUQUERQUE MONTENEGRO, Jordana Barreto Alves Melo, Maria Goretti Policarpo Barreto, Amanda de Andrade Cavalcante, Guilherme Van Der Linden Fialho, Francisca Dayanne Barreto Leite