13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

ACIDENTE DOMESTICO INFANTIL: UM RELATO DE CASO

Introdução

Conforme a Organização Mundial de Saúde, acidente é todo acontecimento que determina uma lesão e constitui um importante problema pediátrico e de saúde pública. Para entender o contexto de acidentes domésticos, é necessário incluir a atenção primária com programas educativos e medidas de segurança, atenção secundária com redução das sequelas e atenção terciária com reabilitação.

Objetivos

Identificar fatores de risco no ambiente doméstico, analisando o contexto socioeconômico-cultural que contribui para esses agravos.

Relato do caso

W.A.S., sexo masculino, 3 anos, chegou ao hospital sonolento com laceração em orelha direita e inchaço em fronte após queda da laje do terceiro andar para o segundo. A criança teve uma síncope e recuperou a consciência a caminho do hospital. Apresentou Glasgow 11, pupilas fotorreagentes e abdome flácido. Na tomografia computadorizada de crânio observou-se fratura craniana frontal a direita com hematoma. Manifestou vômito após administração de anticonvulsivante. Foi avaliado pelo neurocirurgião que diagnosticou traumatismo crânio encefálico não cirúrgico. No sétimo dia de internação foi transferido da unidade de terapia intensiva para a enfermaria pediátrica com quadro clínico estável.

Discussão

Fatores de risco para acidentes domésticos abrangem vários aspectos: culturais e socioeconômicos, como no caso, em que a mãe de 19 anos estava responsável pelas atividades domésticas e o cuidado integral dos dois filhos menores de 5 anos. A estrutura física da moradia pode proporcionar acidentes, como escadas sem guarda-corpo, móveis escaláveis e falta de rede de proteção, ocorrido no relato citado. Na grande maioria, esses acidentes são responsáveis por sequelas ou óbitos evitáveis.

Conclusões

É evidente que pobreza e baixa escolaridade são fatores de risco para acidentes domésticos. Os médicos da atenção primária devem orientar aos responsáveis sobre a prevenção desses incidentes na infância. Ressalta-se entretanto que pela lei, em casos de acidentes domésticos com crianças ocorridos por negligência dos pais, estes estão passíveis de punição.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

acidente, infantil, queda

Área

Terapia Intensiva

Autores

Jordana Barreto Alves Melo, Aline Santos Correira, Maria Clara Holanda, Isabel Veras Beleza, Mariana Albuquerque Montenegro, Maria Goretti Policarpo Barreto