13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O RESPEITO AS SUAS INDIVIDUALIDADES POR MEIO DE UMA VISAO LUDICA PARA AS CRIANÇAS DE UM ESCOLA COMUNITARIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizado que abrange desde o adquirir ao aprimorar capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social. Cada criança tem seu próprio ritmo para se desenvolver. Nesse contexto, estimular o respeito entre os escolares representa ferramenta importante para que as criança sinta-se segura com seu próprio tempo de desenvolvimento, podendo, assim, potencializar suas capacidades.

Objetivos

Estimular o respeito às diferenças entre os escolares, visando incitar um melhor convívio, encorajando trabalho em grupo, auto-confiança e superação de cada aluno em escola comunitária na cidade de Fortaleza-CE.

Relato de Experiência

Foram realizadas atividades lúdicas com as crianças proporcionalmente à faixa etária, visando estimular o respeito e o trabalho em grupo. Nos infantis e no primeiro ano do Ensino Fundamental, foi realizado “O Teatro dos Dedinhos”, uma contação de história utilizando luvas com dedoches que representavam crianças com personalidades, comportamentos e atitudes diferentes, precisando, portanto, se respeitar e conviver em grupo. Além disso, realizou-se o “Circuito do Trabalho em Equipe”, uma breve competição de tarefas feitas em duplas, com alunos do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, mostrando às crianças que, apesar da maior dificuldade em executar certas tarefas em dupla, é necessário respeitar as limitações individuais dos colegas.

Reflexão sobre a experiência

As atividades realizadas possibilitaram a percepção dos alunos em relação às particularidades dentro do ambiente de sala de aula, bem como a importância do respeito a estas diferenças, sendo, portanto, essenciais para promover o espírito de coletividade e uma melhor convivência no ambiente escolar.

Conclusões ou recomendações

De forma lúdica, pôde-se estimular e desenvolver noções importantes para o desenvolvimento infantil psicossocial, como trabalho em equipe e respeito às limitações próprias e alheias, sendo, portanto, benéfica a realização de atividades como essa no contexto do ensino infantil, visando a formação de indivíduos altruístas e promotores do bem-estar.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

desenvolvimento infantil; individualidade;

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Amanda Gomes de Vasconcelos, Ana Adélia Sá Costa, Ana Laryssa Miranda Rios, Victória Sudário Alencar, Anamaria Cavalcante e Silva