13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇAO DO VINCULO AFETIVO PAIS/FILHOS PELO TOQUE - DINAMICA REALIZADA EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO EM FORTALEZA-CE: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A relação entre uma criança e sua família influencia praticamente tudo o que ocorre em nossa sociedade, pois o vínculo afetivo é fundamental para o desenvolvimento da personalidade e do comportamento social.

Objetivos

Esse trabalho teve como finalidade perceber os vínculos afetivos entre crianças e seus responsáveis familiares somente pelo sentido do tato em uma creche no município de Fortaleza-CE.

Relato de Experiência

A atividade consistiu em vendar os olhos das crianças e pedir para que elas reconhecessem seus familiares apenas pelo toque. Assim, foi possível observar se a relação do membro da família com aquela criança está adequada ou não, pressupondo-se que a criança que reconhecer com facilidade seu familiar provavelmente possui bastante contato com aquela pessoa, o que é um indicativo de uma boa relação. Já aquelas que não reconhecerem seus parentes provavelmente possuem contato limitado assim, o que indica uma relação de ausência que deve ser trabalhada.

Reflexão sobre a experiência

Avaliar a participação dos pais na vida dessas crianças é algo de extrema importância, pois é nessa idade que a personalidade começa a se formar e o contato com os pais é um dos principais fatores que molda essa personalidade. Além disso, a presença dos pais na vida dessas crianças influencia do desenvolvimento intelectual , tendo em vista que crianças com maior contato com os pais tendem a ter um melhor rendimento escolar, o que é algo de extrema importância, pois nessa idade essas crianças estão começando a aprender a ler, escrever e fazer pequenos cálculos.

Conclusões ou recomendações

Em conclusão, a atividade das vendas carrega uma importância imensa no projeto de intervenção na creche, pois aborda um tema que pode influenciar toda a vida dessas crianças.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Toque afetivo, relação familiar, criança

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Iana Lima Fernandes, Geovana Praça Pinto, Géssica Rodrigues Pinheiro, Ivna Maria de Oliveira Morais, Helena Maria Barbosa Carvalho