Dados do Trabalho
Título
VIVÊNCIA PEDIÁTRICA DE ACADÊMICOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução
O Sistema Único de Saúde (SUS), com seus princípios, tem ajudado os profissionais da saúde desenvolverem uma visão integrada do processo saúde doença, enxergando o paciente como um todo e estabelecendo estratégias quanto ao seu cuidado e a promoção da saúde. As vivências em unidades de atenção primária têm elevado valor na formação dos acadêmicos de medicina, ao participarem das práticas de atendimentos nas unidades básicas de saúde (UBS).
Objetivos
Relatar, de forma reflexiva, a experiência de acadêmicos de medicina nas vivências de pediatria, na UBS Benedito Artur de Carvalho, Fortaleza/CE.
Relato de Experiência
Durante as consultas pediátricas, foi possível reconhecer a adequada relação médico paciente, através da utilização de vocabulário simples pelo médico, com compreensão dos responsáveis pelas crianças e uma conversação demonstrando vínculo e confiança. Além da mãe, a médica envolveu outros familiares presentes, nessas consultas. Algumas crianças, contudo, eram desnutridas, sem acompanhamento médico e com patologias preveníveis, como pneumonia e diarreia.
Reflexão sobre a experiência
Muitos profissionais da saúde realizam excelente trabalho na atenção primária, sobretudo, por meio da comunicação adequada, eficaz. Vivenciar essas atitudes é fundamental para formação dos acadêmicos. Entretanto, observam-se, ainda, falhas relativas à promoção da saúde que são discutidas, ao final das vivências, no grupo de estudantes e professor orientador. A discussão aponta a necessidade de analisar as causas dessas situações, definindo como controla-las.
Conclusões ou recomendações
O vínculo e a relação médico-paciente-família vivenciados no contexto pediátrico, da atenção primária à saúde, revelam aos acadêmicos os seus valores intrínsecos. Entretanto, percebe-se a necessidade de o empenho de profissionais da saúde (através de visitas domiciliares, educação em saúde na sala de espera, por exemplo) e dos gestores para reverter a situação, evitando de forma mais efetiva certas doenças preveníveis que atingem as crianças.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Pediatria, Educação, Vivência, Atenção primária
Área
Ensino na área da Pediatria
Autores
IVIGNA AGUIAR NOBRE DE OLIVEIRA, JOCILEIDE SALES CAMPOS, IVAN LUCAS ROCHA LIBERATO, JOÃO PEDRO DA SILVA SOUSA, ANA MAIARA VIANA, JOÃO PEDRO INÁCIO DOS REIS