13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

MA ROTAÇAO INTESTINAL COM COMPRESSAO DUODENAL POR ESTRUTURAS VASCULARES: UM RELATO DE CASO

Introdução

A má rotação intestinal (MRI) é anomalia congênita causada por uma rotação incompleta ou não rotação do intestino no eixo da artéria mesentérica superior durante o período embrionário. Apresenta-se clinicamente, em geral, nos primeiros meses de vida, mas às vezes pode se surgir tardiamente e com cursos atípicos de evolução causando dificuldade e erro no diagnóstico.

Objetivos

Relatar o caso de um lactente com quadro de vômitos desde os 5 meses de idade por má-rotação intestinal levando a compressão vascular do duodeno.

Relato do caso

E.G.F.O, sexo masculino, 1 ano e 1 mês, admitido no Hospital Geral de Fortaleza em Março/2019, encaminhado da UPA do Bom Jardim, com história de 8 meses de evolução, de vômitos pós-prandiais com restos alimentares, não biliosos, com frequência que variava entre 3-9x/dia, já tendo procurado atendimento médico em outras três ocasiões, recebendo nas duas primeiras o diagnóstico de DRGE, sendo realizado tratamento com Ranitidina, sem melhora clínica, e na última o diagnóstico de APLV, sendo iniciada Fórmula de Aminoácidos, também sem melhora significativa. Foi realizada investigação durante internamento, com Seriografia Esofagogastroduodenal e Tomografia com contraste/ Angiotomografia de Abdome evidenciando compressão na primeira para segunda porção duodenal por estruturas vasculares (Veia Porta e Artéria Hepática Comum), sendo encaminhado ao Hospital Infantil Albert Sabin para abordagem cirúrgica.

Discussão

As alterações anatômicas da rotação intestinal podem ser assintomáticas ou manifestar-se com intensidade variável, tipicamente nos primeiros meses de vida, mas por vezes mais tardiamente causando dificuldade e erro no diagnóstico, sendo a manifestação mais frequente a presença de vômitos corados por bile. Apesar disso, há relatos de casos com vômitos não biliosos e, assim, este diagnóstico ainda deve ser considerado.

Conclusões

O diagnóstico de MRI, pela possibilidade de apresentar cursos clinicamente atípicos, deve ser considerado em todo paciente com quadro importante de vômitos, biliosos ou não, nos primeiros meses de vida.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Má-rotação intestinal; Vômitos; Compressão; Duodeno.

Área

Gastroenterologia

Autores

EVELINE OLIVEIRA GIRÃO DE CASTRO, MATHEUS DE ALMEIDA COSTA, FRANCISCA ANDRINNY VASCONCELOS QUARIGUASI ALVES, ERICSON CAVALCANTE TEIXEIRA, VERA REGINA APOLIANO RIBEIRO, GABRIELA PINHEIRO GOMES WIRTZBIKI