13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

CENARIO ATUAL DE PACIENTES COM MUCOPOLISSACARIDOSE EM UM HOSPITAL INFANTIL DE FORTALEZA

Introdução

As mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas, na maioria autossômica recessiva, considerada progressiva e decorrente da deficiência de uma enzima lisossômica que tem como consequência o acúmulo de glicosamiglicanos (GAGs). Esses GAGs podem se acumular nos lisossomos de qualquer tecido, causando alterações morfológicas e funcionais.

Objetivos

Relatar o cenário atual de pacientes com MPS em um Hospital Infantil em Fortaleza.

Métodos

Tratou-se de um estudo documental, retrospectivo e de natureza quantitativa no período de agosto de 2015 a junho de 2016. A amostra foi por conveniência, não probabilística, em que foram investigados todos os prontuários de pacientes diagnosticados com MPS. Estes pacientes deveriam estar internados e/ou acompanhados no Hospital Infantil Albert Sabin entre os anos de 2010 a 2015.

Resultados

A amostra foi composta por 29 prontuários. Sendo o gênero masculino prevalente com 65,5%. A idade média foi de 11,7 anos e a idade média para o diagnóstico foi de 5,38 anos. O tipo de MPS mais incidente foi a tipo II, seguida do tipo VI, I e IV. De 29 pacientes, 22 estão em acompanhamento no hospital, 4 estão sem acompanhamento e 3 tiveram óbito. Os sistemas mais acometidos foi o osteoarticular e o respiratório. No total de 23 prontuários, 13 informavam que o paciente não apresentava déficit no desenvolvimento neuropsicomotor, e destes, apenas 3 frequentavam a escola. Os medicamentos mais utilizados foram analgésicos e antibióticos. Os pacientes são em 100% dos casos assistidos por médicos e enfermeiros, sendo os outros profissionais atuantes em situações de internamento.

Conclusões

Constatou-se que o gênero masculino permanece sendo o mais acometido, a MPS mais incidente foi a tipo II. A idade média foi alta em relação a outros estudos. O diagnóstico é considerado tardio. Observou-se ainda a dificuldade para o tratamento multiprofissional.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

MUCOPOLISSACARIDOSES; AUTOSSÔMICA RECESSIVA; GENÉTICA.

Área

Genética

Autores

JESSICA FLORIANO LIMA, LILIANE NUNES DA SILVA, MONICA CORDEIRO XIMENES DE OLIVEIRA, MAGNELY MOURA DO NASCIMENTO, MARIA AUDILENE DOS SANTOS CHAVES, MIRIZANA ALVES DE ALMEIDA